Ora-pro-nóbis serve para quê? Conheça seus benefícios.

Panc ora-pro-nóbis

A planta ora-pro-nóbis tem alto valor nutricional. Ela é considerada uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), ou seja, uma planta que não é comum de estar presente na dieta das pessoas – mas que também pode ser consumida e possui diversos benefícios. É um cacto, portanto, pertencente à família das Cactáceas.

Aqui no Brasil, costuma ser facilmente encontrada na Bahia e Rio Grande do Sul. A planta contém fibras (em torno de 3,8 a 5,2 gramas de fibras em 100 gramas de folhas), o que auxilia no funcionamento e boa integridade intestinal.

A princípio o teor de fibras pode parecer pequeno, mas a ideia é justamente SOMAR com o teor de fibras dos outros alimentos da dieta. Cerca de 25% da planta é constituída de proteínas e, dentre os aminoácidos presentes, o triptofano está em destaque; sendo esse responsável por ajudar na síntese de serotonina no corpo, um neurotransmissor que contribui para a sensação de bem-estar, controle do apetite e melhora do sono.

Conta com a presença de minerais, como o cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco, boro, cobre, ferro e manganês. Em destaque o manganês, zinco e o ferro, com a presença de 46,4 mg, 26,71 mg e 14,18 mg, respectivamente, por 100 gramas da ora-pro-nóbis. O manganês auxilia na atividade antioxidante enzimática, por meio da Superóxido Dismutase (SOD) – presente no organismo, o zinco ajuda no controle da queda de cabelo e o magnésio a evitar ‘’fraqueza’’ muscular. Conta ainda com a presença de beta-caroteno, das vitaminas A, C e o ácido fólico.

Além disso tudo, a ora-pro- nóbis também tem saponinas, que agem de forma anti-inflamatória. Sendo assim, trata-se de uma planta com inúmeras funcionalidades para a saúde humana.

Ora-pro-nóbis onde comprar?

No mercado existem soluções de encapsulados e também é possível encontrar em eventos de PANC’S em sua cidade!

Abaixo, seguem algumas referências:
Barbalho SM, et al. Pereskia aculeata Miller Flour: Metabolic Effects and
Composition. Journal of Medicinal Food, 2016.
Kazama CC, et al. Involvement of arginine-vasopressin in the Diuretic and
Hypotensive Effects of Pereskia grandifolia Haw. (Cactaceae). Journal of
Ethnopharmacology, 2012.
Takeiti CY, et al. Nutritive Evaluation of a non-conventional Leafy Vegetable
(Pereskia aculeata Miller). International Journal of Food Sciences and
Nutrition, 2009.

Avatar

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: henrique-nutricionista@hotmail.com

Leia também...

1 Comentário

    Avatar
  • O Ora pro nobis Ajuda emagrecer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *