Vamos falar dos benefícios do cacau cru e orgânico e quais são as maiores vantagens no seu consumo.
Aprenderemos também a melhor forma de consumi-lo. Desejamos uma excelente leitura e agradecemos muito o seu compartilhamento.
Curiosidades e Hitória do Cacau
Todo chocolate é feito da semente do cacau (também conhecida como amêndoa ou grão de cacau). Cacau é chocolate. Todo o valor antioxidante, os benefícios minerais, as propriedades rejuvenescedoras dos neurotransmissores e, de maneira geral, toda a capacidade de proporcionar saúde que o chocolate tem, são encontrados, originalmente, no cacau cru e orgânico. O chocolate é feito com apenas um ingrediente, sem precisar de açúcar, de leite ou de aditivos químicos, e esse único ingrediente é o cacau. Theobroma cacao, que significa “cacau, o alimento dos deuses”.
Todos os estudos feitos sobre o chocolate têm apontado para a mesma conclusão: há algo no chocolate que é realmente bom para a saúde. Esse algo está na semente crua do cacau, na semente da qual o chocolate é feito. A semente de cacau sempre foi, e sempre será, o principal alimento da natureza que proporciona perda de peso e alta energia. As sementes do cacau contêm, em si, o segredo mais bem guardado da história dos alimentos.
As sementes de cacau eram tão venerados pelos maias e pelos astecas que eram usados como dinheiro, em vez do ouro!
O cacau se propagou da corte real da Espanha para França, Holanda, Inglaterra, Bélgica e Itália, e finalmente cruzou toda a Europa Ocidental. Foram os europeus que combinaram o cacau com o açúcar de cana refinado; os nativos americanos sempre preferiram o chocolate amargo.
- O Chocolate Natural – Nibs de Cacau Cru.
- Nome científico: Theobroma cacao.
- Nome popular: Cacau, chocolate, xocolatl(em asteca).
- Tipo de superalimento: Semente.
Inscreva-se e ganhe dois prêmios exclusivos.
Após a inscrição você terá acesso imediato a 15% de desconto para comprar qualquer produto da Planeta Cacau. Além de poder baixar gratuitamente um e-book exclusivo escrito por um dos melhores nutricionistas do Brasil.
Benefícios do Cacau Cru e os Nutrientes Encontrados:
“Isso aumenta a possibilidade de que certos componentes alimentícios, como os flavonoides do cacau cru e orgânico, possam ser benéficos para o aumento do fluxo sanguíneo do cérebro e reforço da função cerebral de idosos, ou para outras situações em que eles possam ter sua capacidade cognitiva prejudicada, como fadiga ou falta de sono.”
lan A. Macdonald
Da faculdade de medicina da Universidade de Nottingham,
em comentário sobre uma promissora pesquisa sobre cacau e melhora da acuidade mental.
Mais que qualquer outra coisa, o cacau auxilia o coração nos sentidos literal, metafísico e espiritual. Os astecas com frequência chamavam o cacau yollotl eztli, o que significa “sangue de coração”. O cacau faz com que nosso sistema cardio-vascular fique saudável.
Cacau Cru e Orgãnico é Fonte Natural de Diversos Nutrientes:
Antioxidantes
Cacau cru e orgânico contém a maior concentração de antioxidantes que qualquer outro alimento natural do planeta terra. Estes incluem polifenóis antioxidantes, catequinas, e epicatequinas. Em peso, cacau cru tem mais antioxidantes do que o vinho tinto, mirtilos, açaí, romã, e goji e combinados. Pesquisadores da equipe do Dr. Chang Y. Lee (chairman of the Department of Food Science and Technology at Cornell University’s New York State Agricultural Experiment Station in Geneva, N.Y.) concluíram que a amêndoa de cacau crua, entre todos os outros alimentos, é o líder em termos de compostos antioxidantes, com muitas vezes mais conteúdo que o vinho.
Fonte: U.S Department of Agriculture e The Journal of the American Chemical Society
Só este benefício do cacau cru já seria justificativa suficiente para começar a consumi-lo. Mas ainda tem muito mais.
Magnésio:
Cacau cru e orgânico contém mais magnésio do que qualquer outro alimento. Magnésio é um dos grandes minerais alcalinos. Ele auxilia no funcionamento do coração, cérebro e sistema digestivo (combate a constipação digestiva). É também importante para o desenvolvimento da estrutura óssea. Provavelmente uma das primeiras razões para o desejo das mulheres durante o ciclo menstrual. Magnésio contribui para o balanço químico do cérebro, construção óssea e é associado com o aumento da felicidade. Mais de 80% dos povos americanos são cronicamente deficientes em magnésio! Cacau cru tem magnésio suficiente para reverter a ausência deste mineral.
Ferro:
Cacau contém 314% da dosagem diária de ferro recomendada pelo governo americano (U.S RDA) em cada 28 gramas. Ferro é criticamente necessário para alimentação. Ferro faz parte do oxigênio que transporta proteína chamada hemoglobina que mantém o nosso sangue saudável.
Cromo:
É um importante mineral que ajuda balancear o açúcar no sangue. Quase 80% dos americanos são deficientes neste micromineral. Cacau tem cromo suficiente para ajudar reverter esta deficiência.
Anandamida (n-arachidonoylethanolamina):
É uma endorfina que o corpo humano fabrica naturalmente após exercício físico. Anandamida foi encontrada apenas em uma planta – Cacau. Anandamida deriva da palavra “ananda” (estado de felicidade perfeita) e é conhecida como “the bliss chemical”, porque é liberada quando nos sentimos entusiasmados. Cacau contém enzimas inibidoras que diminuem a capacidade do corpo de quebrar a anandamida. Isso significa que, quando comemos cacau, natural anandamida e/ou anandamida de cacau, faz aumentar o tempo da sensação de felicidade.
Theobromina:
Cacau contém cerca de 1% theobromina. Theobromina é uma substancia bactericida eficiente que elimina o Streptococcus mutans (o principal organismo que provoca cáries dentárias). Também é uma substancia química parente da cafeína, mas que não é estimulante do sistema nervoso. Além de dilatar o sistema cardiovascular tornando o trabalho mais fácil para o coração. É uma das principais razões do porque o cacau é parte importante para dieta saudável do coração.
Manganês:
É um micromineral essencial. O manganês ajuda o ferro na oxigenação do sangue e na formação da hemoglobina. Interessantemente, o manganês também está concentrado na lágrima.
Zinco:
É um micromineral essencial. Zinco desempenha um papel crítico no sistema imunológico, fígado, pâncreas e na pele. Adicionalmente, o zinco está envolvido em milhares de reações enzimáticas em todo o corpo.
Cobre:
É um micromineral essencial. Cobre é encontrado naturalmente em plantas com vitamina C. No corpo humano, o cobre ajuda na formação saudável do sangue.
Vitamina C:
Apenas o cacau natural e cru, contém vitamina C. Nem cozido ou processado o chocolate tem esta vitamina. Em 28 gramas de nibs de cacau supre 21% da dosagem recomendada pela U.S. RDA de vitamina C.
Ácido graxo ômega 6:
Cacau cru contém o essencial ácido graxo ômega 6. Todo o chocolate cozido e processado contém Omega 6 rançoso (gordura trans) que pode até causar reação inflamatória quando ingerido.
Feniletilamina (FEA):
Feniletilaminas (FEA) compreendem uma categoria de compostos encontrados em abundância no cacau cru e orgânico. Existem diferentes teores de feníletilaminas no cacau, já que ou são destruídas ou se desnaturam pelo processo de assar as sementes. Como as feniletilaminas são sensíveis ao calor, elas não estão presentes no chocolate convencional cozido e processado.
As feniletilaminas são uma classe importante de compostos químicos produzidos em nosso corpo quando nos apaixonamos. Essa é aparentemente uma das razões por que amor e chocolate têm uma conexão tão profunda. As FEAs também desempenham papel importante no aumento da concentração e do estado de alerta.
Uma concentração maior que 2,2 por cento de FEAs e uma concentração significativa de magnésio parecem ser os principais supressores naturais de apetite encontrados no cacau.
As sementes de cacau não contêm açúcar e têm aproximadamente 50 por cento de gordura, dependendo da variedade e das condições de cultivo. Um teor de 50 por cento de gordura é bem baixo se comparado ao de outras sementes. Não há evidências de que o consumo de sementes de cacau implique obesidade. O cacau é, na verdade, um dos melhores alimentos para a perda de peso por causa de sua extraordinária característica nutricional que contém minerais e moléculas de FEA, que cortam o apetite. Vale relembrar que este é um dos benefícios do cacau cru, visto que é substancia volátil ao submetida ao calor.
Serotonina:
É o principal neurotransmissor no corpo humano. Serotonina é similar na sua formula química do triptofano e melatonina. Serotonina nos ajuda a construir nosso “escudo de defesa contra estresse”.
Triptofano:
O cacau contém quantidades significativas do aminoácido essencial triptofano, poderoso intensificador do bom humor. De acordo com pesquisa obtida por referências cruzadas na internet, o pó de cacau apresenta entre 0,2 e 0,5 por cento de triptofano. A presença do triptofano na dieta é decisiva para a produção de serotonina, nosso principal neurotransmissor, pois no nosso corpo o triptofano reage com a vitamina B6 e com a vitamina B3 na presença do magnésio para produzir a serotonina. A função aumentada da serotonina em geral diminui a ansiedade e literalmente ativa nosso “escudo de defesa contra o estresse”.
O triptofano é termicamente volátil e suscetível a dano ou destruição pelo cozimento. Como resultado, há normalmente falta de triptofano em muitas dietas de alimentos cozidos, mesmo que a ingestão de proteína animal seja elevada.
Fibras:
O cacau contém um tipo extraordinário de fibra solúvel tão perfeita para o sistema digestório humano que pode ser misturado, triturado e transformado em minúsculas partículas que ela ainda ajudará a limpar os intestinos e a aumentar os movimentos peristálticos.
Cacau contém cafeína?
Ao contrário da opinião popular, cacau é uma fonte pobre de cafeína. A amêndoa de cacau contém algo em torno de vinte vezes menos cafeína do que o café. Em fevereiro de 2008, o Dr. Gabriel Cousens descobriu em testes clínicos com pessoas saudáveis que cacau não eleva o nível de açúcar no sangue, como ocorre com as bebidas contendo cafeína. Na verdade Dr. Cousens descobriu que cacau interfere menos nos níveis de açúcar no sangue que qualquer outro alimento.
Cacau engorda?
Amêndoas de cacau contem de 12% a 50% de gordura (baixo, comparado com outras amêndoas) dependendo da variedade e das condições de cultivo. Nosso cacau natural tem cerca de 40% de gordura. Não existem evidências de que o consumo de cacau propicia obesidade. Ao contrário, cacau é uma fonte de perda de peso devido ao seu extraordinário perfil nutricional, com minerais e moléculas que fazem cessar o apetite.
Alergia?
Estudos recentes mostram que alergia a chocolate é muito raro. É mais comum encontrar pessoas com alergia a ingredientes derivados do leite, contidos no chocolate industrial. Algumas pessoas alérgicas ao chocolate cozido e processado com aditivos químicos não apresentam reação ao chocolate natural.
A limpeza cardiovascular:
Assim como a goji, o cacau contém os compostos N-cafeoil dopamina e N-cumaroil dopamina e seus análogos. Esses compostos eliminam uma molécula adesiva chamada P-seletina, que cola plaquetas aos glóbulos brancos do sangue e às paredes dos vasos sanguíneos e aumenta inflamações. Níveis elevados de P-seletina no sangue têm sido associados ao aumento de coágulos cardiovasculares (tromboses).
Reportagens sobre o Cacau Cru:
Reportagem do Globo Repórter sobre o SuperAlimento Cacau Cru – Exibida 12/04/2013.
A TV Mercado entrevista o engenheiro Adeir Boida de Andrade, sócio do Planeta Cacau, que fala sobre os benefícios no consumo do cacau cru.
Onde Comprar Produtos com os Benefícios do Cacau Cru e Orgânico
Fonte: David Wolfe, Livro Superalimentos, Alimentação e os Remédios do Futuro.
Conheça a história do cacau e chocolate
Como derreter nibs de cacau
Como escolher chocolate 70% Cacau
Melhores marcas de chocolate saudável
Inscreva-se e ganhe dois prêmios exclusivos.
Após a inscrição você terá acesso imediato a 15% de desconto para comprar qualquer produto da Planeta Cacau. Além de poder baixar gratuitamente um e-book exclusivo escrito por um dos melhores nutricionistas do Brasil.
Respostas de 4
TENHO PROBLEMAS DE SAÚDE, E SÉRIO! TODOS OS DIAS COMO TRÊS AMÊNDOA DE CACAU. ESTOU ME SENTINDO BEM!
SANTIAGO DA BAHIA
PENÍNSULA DE MARAÚ.
SOU CONSUMIDORA DESSE PRODUTO NIBS MARCA PLANETA CACAU E DIGO SAO VERDADEIROS TODOS OS BENEFICIOS QUE ESSA REPORTAGEM APRESENTA, AQUI EM CASA EU DOU O NIBS DE CACAU PARA DOIS IDOSOS DE 80 ANOS CADA, E ELES MELHORARAM BASTANTE DA SAUDE DELES APOS EU COMEÇAR A DAR O NIBS NA ALIMENTAÇAO DELES A 6 MESES ATRAS.
Muito boas as informações, amei.
Amei as informações Que vocês nós deram.
Muito obrigada.