Qual é o Chocolate mais Saudável, Melhores Marcas

 Qual é o Chocolate mais Saudável, Melhores Marcas

Comprar o chocolate mais saudável - 70% Orgânico e Cru Planeta CacauPrimeiramente, por que um chocolate saudável pode ser classificado como tal? E pode ser natural também? Quais os chocolates mais saudáveis e suas marcas? Para isso vamos precisar entender alguns processos, nem que seja rapidamente. Já que muitos querem apenas saber uma lista rápida das melhores marcas de chocolate saudável do mercado brasileiro. Para estes, vamos dar uma lista mais adiante com a clareza dos critérios analisados. Porém, para quem quer entender mais profundamente, não se preocupe, já explicamos como escolher chocolate 70% em outro post. Vale muito a pena conferir e torna-se especialista em chocolate!

Qual o processo de produção de um chocolate saudável?

Os melhores chocolates do mundo utilizam o processo “from bean to bar” que significa “da amêndoa até barra”. Neste processo, o produtor utiliza amêndoa de cacau para produção do chocolate, utilizando a própria manteiga saudável da amêndoa de cacau. Cacau tem em média 50% de gordura vegetal e saudável – muito valorizada pela indústria farmacêutica. Por isso que a industria comum acha que vale a pena a substituição da manteiga natural por outra bem mais barata. Na fabricação a partir da amêndoa, é comum o fabricante também ser o orgulhoso fazendeiro, detendo todo processo de produção. São conhecidos como o Chocomakers (produtores de chocolate a partir da amêndoa). Bem valorizados pelos especialistas em chocolate! Temos a foto ao lado de um pequeno Melanger, moinho de pedra de granito, máquina que faz a moagem e a misturado dos ingredientes do chocolate, processo “from bean to bar”.

Para quem quer entender mais do processo de fabricação da amêndoa até barra.

Qual o processo das grandes industrias de chocolate?

Chocolatier manipulando chocolate fabricado pelas grandes industrias.Nos demais processos, as fábricas compram a massa pronta das grandes indústrias moageiras que podem ser: liquor de cacau com ou sem aditivos, chocolate pronto com muitos ingredientes e gordura barata, ou cacau em pó (massa de cacau moída sem a manteiga de cacau). No caso do pó, que tem ausência de manteiga, também será obrigado a adicionar uma gordura substituta. E normalmente não é a manteiga de cacau, visto que é componente nobre e muito bem valorizado. Sendo assim, adiciona-se uma mais barata com intuito de redução de custo. Estas fábricas sequer viram uma amêndoa de cacau um dia, já que seu insumo é uma massa pré-processada. São conhecidos como chocolatier ou confeiteiros – quem manipula o chocolate pronto de outras indústrias. Normalmente a saudabilidade não é sua preocupação.

Vídeo do Nutricionista Thiago Sampaio – Como Escolher Chocolate Saudável

Thiago Salmpaio , nutricionista  especialista em nutrição clínica e esportiva, primeiro nutricionista do Brasil trainer de hipnoterapia e PNL certificado pela Association for Integrative Psychology (AIP), também contribuiu com excelentes dicas para escolher um chocolate saudável. Compartilhe o seu vídeo e ajude as pessoas que tanto gosta também!

Quais os ingredientes de um Chocolate Saudável?

Quais os ingredientes das melhores marcas de chocolate saudávelQuando se trata da maioria de produtos saudáveis ou naturais, quanto menos ingredientes melhor. Para chocolate também não seria diferente. Vale lembrar que a legislação obriga a colocar a ordem dos ingredientes de forma decrescente. O maior ingrediente vem primeiro, e senão for cacau, tá longe de ser um chocolate 70%. Caso o adoçante venha primeiro, então é um doce de cacau e não chocolate.

Mais uma dica muito útil, é evitar a lectina de soja, bastante utilizada na produção de chocolate como emulsificante. Sabemos que quase toda soja é transgênica. Então, sempre opte por chocolates que utilizem lectina de girassol ou nenhum emulsificante.

Lista Melhores Marcas de Chocolate Saudável

Chegamos nesta lista usando os critérios deste artigo: Como escolher chocolate saudável e com pelo menos 70% cacau.

1. Planeta Cacau

Chocolate 70% de Cacau Cru Orgânico

  • Processo da amêndoa até a Barra – no moinho de pedra de granito (melanger);
  • Produzido em baixa temperatura, abaixo de 42ºc.
  • Orgânico;
  • Cru;
  • Ingredientes: Cacau gourmet cru e orgânico, açúcar de coco e óleo de coco orgânico.

Mas quais os benefícios do cacau cru?

Comprar Chocolate 70% Cacau Cru Orgânico e Premium - Planeta Cacau

2. Amma Chocolate

Chocolate Orgânico 70% Com Açúcar De Coco – Gula Merah 80g – Amma

  • Processo da amêndoa até a Barra – moagem em máquina de aço em inoxidável;
  • Orgânico;
  • Ingredientes: Cacau gourmet e orgânico, manteiga de cacau orgânico, açúcar de coco.
Comprar Chocolate Orgânico 70% Com Açúcar De Coco - Gula Merah 80g - Amma

3. Quetzal

Chocolate Bahia 80% com Açúcar de Coco – Quetzal

  • Processo da amêndoa até a Barra – no moinho de pedra de granito (melanger);
  • Ingredientes: cacau gourmet e açúcar de coco.

4. Java

Chocolate 85% Cacau com xilitol Primitivo 80g

  • Processo da amêndoa até a Barra;
  • Ingredientes: cacau, xilitol e manteiga de cacau.
Chocolate 85% Cacau com xilitol Primitivo 80g - Java

 

Saiba mais sobre chocolate

Como escolher Chocolate 70% Cacau
Benefícios do Chocolate de Cacau Cru e Orgânico
Como derreter nibs de cacau
Conheça a história do cacau e chocolate

Faça Parte da Lista VIP do Super Nutrição

Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a PRÊMIOS EXCLUSIVOS.

Super Nutrição

Super Nutrição

http://www.supernitrição.com.br

O melhor site focado em alimentação natural, orgânica e vegana. Temos diversas receitas, resenhas, dicas e análises de produtos naturais. Venha conferir!

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *