Antes de responder se Xilitol pode ir ao forno, precisamos enter o que é realmente. Trata-se de uma substância natural, uma vez que é extraído de alimentos, como frutas. Por possuir propriedade adoçante, ou seja confere o gosto doce, é também chamado de adoçante natural. Ele pertence à classe dos carboidratos, porém tem menor valor calórico que o açúcar comum (sacarose); além de proteger contra as cáries dentárias. Diante desses benefícios citados e também pelo seu baixo índice glicêmico, o xilitol tem sido uma aposta para receitas culinárias, a fim de resultar em uma preparação mais saudável ou ‘’fit’’ como também costuma-se denominar. Mas daí pode surgir a dúvida: mas ele serve para aquecer, submeter em altas temperaturas? Bom, vamos analisar o seguinte exemplo: um bolo preparado com açúcar comum e um outro bolo preparado com xilitol.
Xilitol pode ir ao forno?
É normal que após terminado o preparo, surjam algum tipo de diferença: seja na cor, textura, gosto, que nada mais são do que características sensoriais. Mas o fato é que, sim, o xilitol é um bom recurso para se usar nessas preparações culinárias. Mesmo as que necessitem passar por alguma etapa de calor, visto que o xilitol tem uma boa estabilidade, mesmo quando submetido a um aumento de temperatura. Com isso, vimos que o xilitol pode ser usado tanto no dia a dia (exemplo: acrescido em bebidas) ou em receitas/preparações culinárias.
Faça Parte da Lista VIP do Super Nutrição
Assine nossa lista de e-mails e ganhe 15% de desconto para comprar Xilitol ou qualquer outro produto na maior loja online de produtos naturais. E ainda ganhe um e-book exclusivo.
Abaixo segue uma referência sobre o assunto:
Ur-Rehman S, et al. Xylitol; A review on Bio-production, Application, Health
Benefits and Related Safety Issues. Critical Reviews in Food Science and
Nutrition, 2014.
Saiba Mais:
Uma resposta
Achei ótimo a idéia de puder fazer receitas com este açúcar,