Whey Protein: Benefícios Somente no Esporte?

 Whey Protein: Benefícios Somente no Esporte?

O whey protein é a proteína do soro do leite. É um recurso muito usado por meio de suplementação, principalmente no meio esportivo. Mas será que ele só tem indicação nessa área que envolva o esporte? De início, vamos falar sobre a questão de que no nosso corpo, há hormônios que são liberados e que regulam a sensação de fome. Um desses é a grelina, a qual estimula o apetite. O whey protein, por sua vez, reduz a grelina; ou seja, pode ajudar no controle da fome, compulsão alimentar e/ou por doces.

De quebra, isso pode ser um auxílio ao emagrecimento, bem como benéfico na perspectiva do diabetes tipo II. De forma associada, o whey protein estimula outras substâncias, como: GLP-1, PYY e leptina (esses dão sensação de saciedade). Em resumo, a proteína do soro do leite inibe hormônio que estimula a fome e estimula substâncias inibidoras do apetite. Vale lembrar que esse efeito além de auxiliar no controle de um peso saudável, na medida em que previne um excesso de peso, isso por si só já é algo preventivo para outras tantas doenças; já que peso em excesso é fator de risco para o desenvolvimento de outras complicações para a saúde. Falando ainda de benefícios, mas em outro contexto, outra benesse está na redução de substâncias inflamatórias no organismo (ou seja, whey protein tem ação anti-inflamatória). De forma a fazer uma associação, isso pode atenuar os efeitos do estresse oxidativo; e isso é bom tanto para a saúde de um modo geral, quanto para uma melhor recuperação de quem realiza exercício físico. Para a ‘’saúde’’, na medida em que há uma ação anti-inflamatória, isso propicia melhor controle da glicemia (taxa de açúcar no sangue) / melhor tolerância à glicose.

Além de efeito positivo quando o assunto é controle da massa corporal, controle da glicemia, o whey protein também pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Dessa forma, é possível perceber que a utilização dessa fonte proteica vai muito além de ‘’estética’’, vai além de ‘’ganhar massa muscular’’. Portanto, whey protein também pode trazer benefícios para a saúde, e, não somente no âmbito de quem pratica exercício físico – como muito se imagina.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Sousa GTD, et al. Dietary Whey Protein Lessens Several Risk Factors for
Metabolic Diseases: A Review. Lipids in Health and Disease, 2012.

Avatar

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: henrique-nutricionista@hotmail.com

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *