Psyllium: Uma Boa Opção de Fibra

 Psyllium: Uma Boa Opção de Fibra

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a importância de consumirmos fibras. Esse componente alimentar, que pode ser obtido por meio dos alimentos e/ou suplementos alimentares, pode ajudar na redução da pressão arterial, melhorar parâmetros lipídicos, diminuir os níveis de glicose e também indicadores de inflamação no organismo; de quebra, um auxílio para a redução de peso e a sua manutenção; bem como redução da circunferência de cintura.

 

Uma boa fonte de fibras, e que traz consigo todos esses possíveis benefícios já citados, é o psyllium, obtido da casca da semente da planta Plantago. Inclusive, não por acaso, o psyllium tem sido proposto como um recurso para a redução do risco cardíaco. O psyllium pode ajudar na redução do colesterol sanguíneo (reduzindo o LDL e podendo até aumentar o HDL, conhecido como ‘’bom colesterol’’) e também na diminuição dos triglicerídeos. E por tratar-se de uma fibra solúvel, psyllium ajuda a reduzir a fome, por ajudar a dar sensação de saciedade; e, além disso, ajuda a regularizar a função intestinal. Mas não acabou por aqui… Por possui também ação prebiótica, é um aliado para a boa saúde do intestino, por ajudar no crescimento de bactérias benéficas para a saúde.

Um exemplo prático: pacientes diabéticos do tipo II têm risco aumentado para doenças cardiovasculares; diante dos efeitos com o uso do psyllium, é possível reduzir os níveis de triglicerídeos (reduzindo, assim, a chance de surgir uma complicação; uma vez que os triglicerídeos aumentados são um fator de risco cardíaco). Por sua fonte natural, pode inclusive ser usado por crianças e adolescentes de maneira segura; e costuma ter uma boa aceitação em relação ao consumo pelo público em geral. É importante destacar que muitos dos efeitos mencionados podem ser atribuídos a diversas fibras alimentares. Aqui, foi dado uma ênfase para os efeitos de uma dessas fibras alimentares: o psyllium.

Abaixo seguem alguns materiais sobre o Psyllium:

– Bock M, et al. Psyllium Supplementation in Adolescents Improves Fat Distribution & Lipid Profile: A Randomized, Participant-Blinded, Placebo-Controlled, Crossover Trial. PLoS ONE, 2012.
– Giacosa A, Rondanelli M. The Right Fiber for the Right Disease – An Update on the Psyllium Seed Husk and the Metabolic Syndrome. Journal of Clinical Gastroenterology, 2010.
– Mullin GE. Supplements for Weight Loss: Hype or Help for Obesity? Part III. Nutrition in Clinical Practice, 2015.
– Ribas SA, et al. Effects of Psyllium on LDL-Cholesterol Concentrations in Brazilian Children and Adolescents: a Randomised, Placebo-Controlled, Parallel Clinical Trial. British Journal of Nutrition, 2015.
– Sartore G, et al. The Effects of Psyllium on Lipoproteins in Type II Diabetic Patients. European Journal of Clinical Nutrition, 2009.

Avatar

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: henrique-nutricionista@hotmail.com

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *