Milho Não Transgênico? Onde Comprar?
Quando você se depara com um produto alimentício que tenha – na embalagem – um símbolo (triângulo amarelo com um ‘’T’’ preto), quer dizer que o mesmo é transgênico ou contém algum ingrediente transgênico. Um alimento é considerado transgênico quando há uma manipulação genética onde há a inserção de gene de outro ser ou espécie naquele alimento; isso é feito com a perspectiva de gerar algum tipo de ‘’melhoria’’, como deixar aquele alimento (exemplo: grão) mais resistente a insetos. Com isso, aumenta a possibilidade de lucro aos agricultores, por diminuir as perdas com parasitas.
No Brasil, o milho é uma matéria-prima muito cultivada na forma transgênica. Segundo o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), há potenciais riscos para a saúde humana, como: aumento de risco para alergias (exemplo: ao consumir milho transgênico, o indivíduo pode passar a ter alergia ao milho). Hoje em dia no Brasil não obrigado as empresas sinalizarem com o símbolo de que o produto é transgênico; por isso a importância de avaliar o rótulo e também LER as informações em texto sobre os ingredientes e não apenas avaliar a parte visual (se tem ou não o símbolo).
O Impacto do Milho Não Transgênico para Saúde Humana?
Se você ainda não tinha notado, comece a prestar atenção no supermercado (não é raro encontrar produtos com o símbolo sinalizando de que o mesmo é transgênico, exemplos comuns – derivados do milho: pipocas doces, salgadinhos de pacote e flocos de milho para fazer cuscuz). Para a saúde humana, além do risco de alergia, há também risco de câncer, já mencionado pela ciência (Ozkok GA., 2015). Inclusive, atentas a essa crescente conscientização e maior crivo do consumidor, já é possível encontrar empresas que enfatizam em suas embalagens de que o produto não tem ingrediente transgênico, que há teste de transgenia certificando que o mesmo não é transgênico.
Com essas informações tornam a compra e a sua alimentação mais seguras, fazendo você ter garantia de estar adquirindo um alimento que realmente seja aquele alimento (exemplo: comprar milho e não milho com gene de castanha-do-Pará; aliás, falando novamente em alergia, temos aqui um exemplo: se a pessoa tem alergia à castanha-do-Pará e consome um milho transgênico, por ter tido a inserção de gene da castanha-do-Pará, a pessoa acaba por desenvolver o processo alérgico devido ao fato de consumir um milho transgênico que tem gene de um alimento que o indivíduo tem alergia). Na possibilidade de consumir algo transgênico que oferece riscos à saúde, melhor preferir um alimento em sua versão mais natural o possível.
Referência:
Ozkok GA. Genetically Modified Foods and the Probable Risks on Human Health. International Journal of Nutrition and Food Sciences, 2015.
Como Comprar Milho não Transgênico:
Então, confiar no milho não transgênico apenas é mais difícil, por isso o ideal é optar para as versões orgânicas. Estas pelo menos passam por controle mais rígido. Os produtores de milho orgânico são auditados uma vez por ano para comprovar que ainda estão seguindo as diretrizes para cultura orgânica. Antes que fique a dúvida, o milho orgânico é consequentemente não transgênico, caso contrário não seria aprovado como tal.
Onde comprar Milho não Transgênico e Orgânico?
Quem poderia conhecer mais de produtos orgânico que o próprio produtor? Eles não produzem milho, mas tem larga experiência em outros cultivos orgânicos. Gostamos desta loja online de produto natural porque eles são mais que comerciantes, são dedicados produtores de cacau orgânico. Com cultivo e produção sustentável, ajudam toda região do sul da Bahia a prosperar. Hoje já é uma das melhores lojas online do mercado natural e tem uma linda de história de superação da crise cacaueira que vale a pena conhecer.
Mais Artigos com Produtos Orgânicos:
Benefícios do Vinagre de Maçã Orgânico
Refrigerante Saudável e Orgânico?
Benefícios do Arroz Orgânico