Refrigerantes mais Saudáveis, Naturais, Orgânicos

 Refrigerantes mais Saudáveis, Naturais, Orgânicos

O refrigerante é conhecido por ter açúcar e uma série de aditivos químicos/artificiais, que no montante seria então uma bebida prejudicial à saúde. O bom disso é que, diante desse nível de conscientização por boa parte de consumidores, vem surgindo opções alternativas – mais saudáveis – de refrigerante naturais.

refrigerante-orgânicoJá existe no mercado brasileiro opção de refrigerante que conta com açúcar orgânico, guaraná orgânico… Ou seja, ingredientes livres de agrotóxicos; Mas você pode pensar que mesmo tendo açúcar orgânico, ainda assim é açúcar.

Bom, nesse caso, te digo que também há versão de refrigerante com adoçantes naturais. Se você adora refrigerante, contar com a possibilidade de um refrigerante com essa pegada mais natural (orgânico, sem sódio, sem açúcar e com adoçante natural) como o refrigerante zero açucar, pode ser uma alternativa. Já a versão com açúcar orgânico, pode ser melhor do que um refrigerante comum.

Em relação a Água Tônica, essa pode ser útil como repositor energético – em indivíduos que pratiquem exercícios de longa duração, por exemplo. Para essa categoria de produtos mais naturais e alternativos, há as ‘’águas tônicas’’ com quinino.

Comprar Refrigerante Orgânico com 10% de DescontoEsse aditivo alimentar é derivado da planta Cinchona (‘’quina’’) e sua presença na água tônica se dá pelo seu sabor amargo trazido à bebida (o quinino é adicionado à água carbonada, para a produção da água tônica); porém embora este tipo de relato não seja tão comum, há relatos de reações adversas, como: casos de alergia na pele, e alterações em mucosa oral e genitais. Em todo caso, grávidas e mulheres que amamentam devem evitar, bem como pessoas que já apresentaram algum efeito colateral após consumo de água tônica com quinino; e no geral, sempre é bom consultar seu Nutricionista para saber como melhor inserir um novo item (ou não) na sua alimentação.

Abaixo seguem referências:

  • Fixed Drug Eruption Due to Quinine in Tonic Water: Study of Cross-Reactions. American Contact Dermatitis Society, 2012.
  • Kaku Y, et al. Tonic Water-Induced Generalized Bullous Fixed Eruption. Acta
    Dermato-Venereologica, 2015.
  • Lonsdale-Eccles E, Wallett A, Ward AM. A Case of Fixed Drug Eruption
  • Secondary to Quinine in Tonic Water Presenting to a Sexual Health Clinic.
    Sexually Transmitted Infections, 2014.
  • Tonic Water: A Rare Cause of Exanthema. Allergologia et
    Immunophatologia, 2012.
  • Jr FDW. Immune Thrombocytopenia Associated with Consumption of Tonic
    Water. Baylor University Medical Center Proceedings, 2015.
Avatar

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: henrique-nutricionista@hotmail.com

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *