Benefícios do Arroz Integral e Orgânico

 Benefícios do Arroz Integral e Orgânico

Benefícios do Arroz Integral e Orgânico

Comprar Arroz Longo Integral 500g Mãe Terra
É bem provável que você já tenha ouvido falar que o consumo de grãos integrais é mais saudável do que o mesmo grão na forma refinada. Isso é bem verdade pois, no processamento (refino) do grão, há perda de nutrientes. Um exemplo disso é o que acontece com o arroz, um grão encontrado tanto na versão integral, quanto na versão mais comum: o polido (também chamado de arroz branco). A diferença é que o arroz integral é o grão in natura (íntegro), enquanto que na outra opção há a retirada de uma película que envolve o grão, e com isso tendo as tais perdas nutricionais.

Bom, mas o fato é que, diante do que fora supracitado, o arroz integral é o mais saudável, pois irá ter uma maior quantidade de nutrientes, como fibras (importantes para uma boa saúde intestinal e dar saciedade) e vitaminas do complexo B (como é o caso da B1, essencial para o bom metabolismo dos carboidratos. Vale lembrar que o arroz é fonte de carboidrato, então a versão integral garante uma melhor metabolização do grão após seu consumo). Inclusive, um artigo científico publicado agora em 2018 – referência segue no final do texto – mostra que, o consumo de arroz integral gera uma menor elevação glicêmica pós-prandial (pós-refeição) quando comparado com o arroz branco (refinado).

O arroz integral mais comum de achar é na forma não pigmentada; sendo que também existe o arroz integral pigmentado (como são os casos do arroz preto e o arroz vermelho). Na forma pigmentada, há ainda um benefício adicional: maior ação antioxidante, devido aos pigmentos naturais presentes no grão.

Há também a versão orgânica que é altamente interessante – pois seu cultivo não leva o uso de agrotóxicos (substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente). Devido ao custo ser menor, muitas pessoas acabam optando pela versão refinada; mas diante dos benefícios em potencial da versão integral do arroz, talvez seja uma boa opção a se levar para casa, ainda mais a versão integral e orgânica (onde tem-se o grão na sua forma mais íntegra e concentrado nutricionalmente e sem o aditivo de substâncias perigosas).

Segue abaixo a referência mencionada no texto:
Musa-Veloso K, et al. The Effects of Whole-Grain Compared with Refined Wheat, Rice, and Rye on the Postprandial Blood Glucose Response: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. The American Journal of Clinical Nutrition, 2018.

 


 

Onde comprar arroz integral e orgânico com menor preço?

Exclusivamente para os leitores da Super Nutrição, estamos oferecendo 15% de desconto para qualquer arroz que não esteja na promoção em uma das melhores lojas online de produtos naturaisDietaCrua. Para conseguir este desconto é muito simples, é só colocar no carrinho de compra o seguinte cupom: “li-arroz-integral-supernutricao”. Promoção válida por tempo limitado ou até durar o estoque.

Avatar

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: henrique-nutricionista@hotmail.com

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *