Vitamina D x Sol e 3 Dicas Exclusivas

vitamina-dVamos descobrir aqui a relação entre a vitamina D e a luz solar. Você já verificou como estão seus níveis de Vitamina D? Se você não verificou seus níveis, fazer um exame de sangue para descobrir é um dos passos mais importantes que você pode tomar para apoiar sua imunidade e a saúde de forma geral.

Muitas pesquisas já mostram que baixos níveis de vitamina D estão relacionados a uma série de problemas físicos e mentais, enquanto níveis ótimos te protegem contra doenças e infecções crônicas.

Vitamina D e o Sol

Olha só essa pesquisa publicada em 2009 que analisou os possíveis papeis da radiação solar ultravioleta B e a vitamina D na redução das taxas de mortalidade da pandemia de influenzas entre 1918 e 1919 nos estados unidos que foram muito associadas ao vírus da influenza e a infecções pulmonares bacterianas secundárias. Os resultados apontam que as taxas de mortalidade durante a pandemia foram influenciadas pela estação, com um número maior de pessoas morrendo durante o inverno do que no verão.

Relação de doenças respiratória e a Vitamina D

Não consegue tomar Sol? Compre os melhores suplementos de Vitamina DOutra pesquisa feita com 107 residentes em casas de repouso com doenças respiratórias (idade média de 84 anos), 55 deles receberam altas doses de vitamina D por um ano, enquanto o restante consumiu quantidades menores. Aqueles no primeiro grupo tiveram uma diminuição de 40% nas infecções respiratórias agudas. Essa é uma informação muito importante, pois sabemos que doenças como pneumonia, bronquite e gripe têm maiores taxas de mortalidade entre os idosos por causa de seu sistema imunológico enfraquecido.

Ajuda a combater as inflamações crônicas?

Uma das razões pela qual a vitamina D potencializa sua capacidade de combater infecções e inflamações crônicas é porque ela atua na produção de peptídeos antimicrobianos como a catelicidina, um antibiótico de amplo espectro que produzimos naturalmente. Em geral, esses peptídeos antimicrobianos são usados pela resposta imune do nosso corpo para combater patógenos invasores, incluindo bactérias, vírus, fungos e outros microorganismos maléficos.

Como reforçar o sistema imunológico?

Por isso que para reforçar seu sistema imunológico é fundamental estar com níveis de vitamina D otimizados, pois é um dos imunomoduladores mais importantes que temos, mas vamos para a pergunta que não quer calar: como você pode melhorar seus níveis?

Bom, existem 3 maneiras para isso:

  • A primeira é através da alimentação, alimentos como fígado bovino, gema de ovo e certos peixes de água profunda tem vitamina D, mas em quantidades muito baixas e normalmente não é suficiente para aumentar significativamente seus níveis de vitamina D.
  • A segunda opção é fazer suplementação com vitamina D3 que é o colecalciferol, que dependendo dos seus níveis de vitamina D pode ser feita com doses baixas ou com doses altas, sendo que em doses altas devemos prestar atenção para suplementar outros nutrientes como a vitamina K2, magnésio, Vitamina A e outros nutrientes.
  • A terceira e a melhor forma de obter a vitamina D é através da exposição à luz solar, principalmente entre 10 e 15 horas, onde há maior incidência de UVB. É importante ficar atento para não ficar muito tempo exposto e não causar problemas na pele. Para a maioria das pessoas é suficiente 10 a 15 minutos por dia ou algumas vezes na semana dependendo da cor da pele. Lembrando que é importante a luz solar ter contato direto com a pele, por isso deixe pelo menos os braços e as pernas descobertos.

Claro que o fato de você otimizar os níveis de vitamina D não garante que você vai ficar totalmente imune ao coronavírus e a outros microorganismos, mas vai deixar seu organismo mais preparado para combatê-los. E é importante você lembrar que outros nutrientes, bem como sua saúde mental, são também muito importantes para seu sistema imunológico e você deve cuidar para manter todos eles em harmonia, afinal a vida é um eterno equilíbrio entre escolhas e consequências.

Referências

[1] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2835877/
[2] https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jgs.14679
[3] https://www.dailymail.co.uk/health/article-3941568/High-doses-vitamin-D-reduces-risk-respiatory-illness-older-patients-nearly-half.html
[4] https://medicalxpress.com/news/2019-12-vitamin-d-infection.html

Thiago Sampaio

Thiago Sampaio

https://thiagosampaionutricao.com.br

Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva; 1° Nutricionista do Brasil Trainer de Hipnoterapia e PNL certificado pela Association for Integrative Psychology (AIP); Atualmente faz atendimentos na clínica Thiago Sampaio, onde já realizou mais de 4 mil atendimentos presenciais. Ministra cursos e palestras integrando as áreas de Nutrição, Hipnoterapia e PNL para ensinar técnicas e estratégias capazes de otimizar a saúde física e mental.

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *