A denominação ‘’pré-treino’’ é dada para designar uma refeição, seja via alimento ou suplemento, que ocorra antes de iniciar uma prática de exercício físico, em que essa refeição tenha o intuito de otimizar ou melhorar a performance ou resultado provindo do exercício. Sendo assim, pensando em opções de ‘’pré-treinos’’ naturais, focando em opções alimentares, vamos a lista.
Lista de Pré-Treino Natural
- Café, chá-verde e chá matcha: são fontes de cafeína, uma substância com ação estimulante, o que pode ser útil para dar mais disposição durante o treino.
- Suco de beterraba: contém nitratos, cujos possuem ação vasodilatadora. Essa vasodilatação pode ser interessante para melhorar o fluxo sanguíneo para os músculos.
- Óleo de Coco: por ser uma fonte lipídica de rápida absorção, torna-se uma opção viável quando se acorda muito cedo e não há muito tempo para comer e digerir o alimento consumido. Ou seja, o óleo de coco é uma fonte de energia (calorias), mas com tempo curto de passagem pelo trato digestivo.
- Banana, laranja: são exemplos de frutas bem comuns no dia a dia e que contém potássio, um mineral importante para evitar cãibras musculares durante o esporte.
- Suco de melancia: é fonte de citrulina, precursora da arginina no organismo. A arginina, por sua vez, aumenta a síntese do óxido nítrico, um vasodilatador (o mecanismo benéfico da vasodilatação foi citado no item ‘’2’’. Consumir a melancia já pode ajudar, mas o suco pode ser mais vantajoso por concentrar mais e por permitir triturar. Além da parte vermelha comestível, a parte branca e as sementes – que também possuem a citrulina.
Vale ressaltar que todas as opções citadas são apenas sugestões.
Consulte-se com um (a) Nutricionista para saber o que se encaixaria melhor para você.