Pasta de Dente Sem Flúor. O Flúor Faz Mal?

 Pasta de Dente Sem Flúor. O Flúor Faz Mal?

Por que usar pasta de dente sem flúor? Quais as melhores marcas de pasta de dente sem flúor no Brasil? Tem opção vegana? Receita caseira exclusiva de creme dental natural e vegano.

Creme Dental Natural Sem Flúor

Por Que Usamos o Flúor na Pasta Dental?

O flúor foi utilizado há décadas em pasta de dente para prevenir a cárie dentária. O flúor ajuda a remineralizar o esmalte do dente. Quando um ambiente ácido se desenvolve na cavidade oral, os minerais são removidos do esmalte. Uma vez que os minerais são liberados, o dente fica poroso, assim as bactérias podem fazer suas colônias e causar cáries dentárias. O flúor melhora a remineralização e ajuda a substância cristalina do esmalte a ficar mais resistente aos ataques dos ácidos.

Na opinião da American Dental Association, o uso de flúor é uma medida importante para prevenir a cárie dentária em crianças e adultos.

O flúor é um elemento químico básico, um gás que não ocorre livremente na natureza. Surgem fluoretos quando o flúor reage com outros elementos. Os fluoretos mais utilizados na pasta de dente não são substâncias estranhas para o corpo humano. Eles são um componente natural de dentes e ossos. Em particular para a prevenção da cárie, utilizam-se fluoreto de sódio, fluoreto de potássio e fluoretos de amina.

Os Perigos do Flúor para Crianças

Creme Dental Sem Flúor para Crianças

Especialmente quando as crianças engolem muito flúor, isso pode levar a efeitos colaterais. Há debates e informações conflitantes sobre a quantidade de flúor que devem ser dadas as crianças.

Por exemplo, a Associação Americana de Pediatria recomenda que os dentes das crianças sejam escovados com pasta de dente fluorada na erupção dos primeiros dentes, que é aproximadamente 6 meses.

A pasta de dente com flúor é recomendada para todas as crianças que começam na erupção dentária, independentemente do risco de cárie.

 

Fonte: www.aap.org
Considerando que a American Dental Association recomenda não usar pasta de denta com flúor antes de dois anos.

Não use pasta de dente com flúor até a criança completar dois anos de idade, a menos que seja recomendado por um dentista ou outro profissional da saúde.

 

Fonte: https://www.ada.org
O flúor é um risco para a saúde, especialmente para as crianças quando engolido. Nos Estados Unidos, cada tubo com pasta de dente com flúor deve ter um aviso de veneno.

“Se você acidentalmente engolir mais do que usado para escovar, procure ajuda profissional ou entre em contato com um centro de controle de intoxicação imediatamente”

 

Os riscos de ingerir pasta de dente de flúor incluem não apenas fluorose dental permanente, mas também comprometimento no metabolismo da glicose, doenças do estômago ou erupções cutâneas.

É muito perturbador saber que os fabricantes colocam sabores atraentes nos cremes dentais com flúor, mesmos conscientes que crianças pequenas não conseguem discernir se devem ou não engolir o produto. Imagine a tentação de engolir algo extremante saboroso! Infelizmente o departamento de P&D das empresas estão preocupados com as vendas e não com a saúde do seu filho. Sendo assim, irão investir em mais sabor de tutti-frutti e figurinhas do seu desenho preferido.

Precisamos de Flúor na Pasta de Dente?

Proteja sua família do fluor

Mesmo que haja evidências de que o flúor ajuda na remineralização dos dentes e previne a cárie, mais e mais especialistas questionam o uso de flúor. A linha pensamento deles é: Queremos mitigar o risco de cárie, colocando uma substância tóxica em nosso corpo, onde na verdade não podemos controlar a dose.

De acordo com os críticos, a linha entre uma dose de flúor benéfica e tóxica é muito tênue. Especialmente quando se trata de crianças, uma sobredosagem deve ser evitada. Uma vez que não sabemos exatamente quanto flúor uma criança realmente leva através dos alimentos e do meio ambiente, por ser difícil o controle. Os contras a utilização do flúor também levantam os fatos dos seus efeitos colaterais, que são pouco discutidos na mídia.

Especialmente para adultos, mais dentistas afirmam que uma dieta equilibrada e uma boa higiene oral também podem prevenir a cárie dentária. Segundo eles, os adultos com dentes saudáveis não precisam de flúor extra. O flúor fornecido em nossa comida e água mineral já é suficiente.

O cardiologista e nutrólogo, Dr. Lair Ribeiro, é a principal voz contra o flúor aqui no Brasil. Segundo ele o flúor foi colocado na nossa água para o “combate da cárie dentária”, mas a verdade não é bem esta. O flúor é um subproduto do processo de produção do alumínio e não pode ser liberado na natureza por ser considerado um veneno. Acreditaram que na água ele seria diluído o suficiente para não apresentar problema. No seu relato no vídeo abaixo, Dr. Lair Ribeiro fala que o preço a pagar com o uso indiscriminado do flúor é o envelhecimento precoce, predisposição ao câncer e muito mais. O mais grave disso tudo é que nossos filtros não eliminam o flúor, no máximo o cloro. E conclui afirmando que no creme dental a exposição é ainda pior, indicando o uso de um creme dental sem flúor. Vamos assistir sua entrevista abaixo:

Por que usar creme dental sem flúor? Dr. Lair Ribeiro

Quais Marcas Oferecem Creme Dental Sem Fluor? Opção Vegana?

Infelizmente, existem evidências em ambos os sentidos, o creme dental com flúor sendo o vilão e o herói. Mas vamos finalizar este assunto desejando que a ciência avance ainda mais e chegue numa conclusão mais precisa. Muitas empresas agora oferecem cremes dentais sem flúor com formulação à base de minerais e extrato de plantas, algumas exclusivas para crianças e estas são as que mais recomendamos. Já que aqui podemos encontrar o maior consenso entre os especialistas, que o flúor deve ser evitado pelo menos até os dois anos de idade.

As duas marcas de cremes dentais naturais veganas e sem flúor mais conhecidas aqui no Brasil são:

Creme Dental Sem Fluor - Marca Natural da Suavetex
Creme dental natural vegano e sem flúor produzido pela Indústria Suavetex
Creme dental natural e sem fllúor - Produzido pela empresa Boni Natural
Creme dental natural vegano e sem fllúor – produzido pela Boni Natural

 

Ambas têm uma excelente qualidade e parecem bem similares, salvo pela diferença de preço considerável. Pode comprar as duas marcas de cremes dentais sem flúor nesta loja: www.dietacrua.com.br. Além disso, o site disponibiliza opiniões verídicas dos seus consumidores, assim pode ter uma melhor base para sua decisão e contribuir para os próximos consumidores. Mas se prefere uma receita caseira de creme dental natural e vegano, segue abaixo.

 

Receita de Creme Dental Natural Vegano e Sem Flúor

Creme Dental Natural Sem Flúor

Se por sua crença pessoal optou por não usar flúor e prefere uma receita caseira, a SuperNutrição vai te ajudar nesta empreitada. Esta receita é excelente, usa óleo de coco extra virgem que é um ótimo antiviral e ajuda no combate de vírus e bactéria. Também explora o poder de clareamento do bicarbonato. E melhor de tudo, receita natural e sem flúor.

Ingredientes para o Creme Dental Natural sem Flúor

  • 1/2 xícara de óleo de coco extra virgem;
  • 2-3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 2 colhes de sopa de stevia em pó;
  • 15-20 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta ou canela;
  • 10 gotas de extrato de mirra (opcional).

 

Como Fazer a Pasta de Dente Natural e Vegana:

  • Se o coco estiver pastoso, coloque-o em banho maria para que volte ao seu estado líquido. Neste estado facilita o segundo passo;
  • Misture todos os ingredientes até que o bicarbonato de sódio esteja completamente incorporado;
  • Coloque a mistura num pote de vidro pequeno. Você pode variar a receita de acordo com perfil de cada pessoa da casa;
  • Para usar, o ideal que o produto seja colocado na escova e que a mesma não tenha contado com restante do pote. Assim evitamos a contaminação e aumento de validade do óleo de coco.

 

Obs: Lembre-se que não há evidência científica da sua eficácia e use por sua conta e risco.

Qual a sua opinião sobre o flúor? Deixe seu comentário abaixo:

Avatar

Planeta Cacau

Pertencente ao grupo Planeta Cacau, empresa fundada por produtores de cacau estabelecidos na região da bacia do rio Pardo, no Sul do Estado da Bahia. O site DietaCrua e consequentemente seu Blog .

Leia também...

3 Comentários

    Avatar
  • 🙂

  • Avatar
  • Oi, quanto tempo dura uma receita dessa pasta dental vegana?

  • Avatar
  • Qual a durabilidade desta pasta de dente natural?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *