Quais os ingredientes das pastas de dente?
Muitas todas as pessoas usam cremes dentais diariamente, mas não fazem ideia das substâncias que estão ali presentes. A verdade é que praticamente todas as pastas de dente tradicionais possuem ingredientes nocivos e tóxicos. Como o flúor, triclosan, parabenos, carragenina, propilenoglicol, dietanolamina e conservantes liberadores de formaldeído.
Qual o impacto do uso prolongado dos cremes dentais comuns?
Esses componentes utilizados à longo prazo pode ocasionar uma atividade desreguladora endócrina, inflamatória e/ou carcinogênica.
E o flúor no creme dental?
O flúor, por exemplo, é muito conhecido para evitar as cáries. Contudo, a cárie dentária é causada pela desmineralização dos dentes pelos ácidos formados durante a fermentação bacteriana dos açúcares na dieta. A desmineralização é neutralizada pelo depósito de minerais da saliva. No entanto, o processo de remineralização é lento e seus dentes não dependem de flúor para que ocorra esse processo.
Além disso, o flúor é um produto químico tóxico que se acumula nos tecidos ao longo do tempo, podendo causar estrago nas enzimas, além de efeitos adversos como disfunção neurológica e endócrina. Sendo assim, pode causar tireoide sub ativa. Ocorre que a exposição a níveis elevados de fluoreto de sódio compete com o iodo, que é uma substância considerada crucial para a manutenção de uma tireoide saudável.
Quais as melhores opções de cremes dentais no mercado?
Já tem marcas no mercado brasileiro que oferecem uma opção natural e sem flúor. Como por exemplo, a Boni Natural que possui opções naturais, vegetais, sem compostos químicos, com carvão vegetal, cúrcuma, entre outros.