No dia a dia, é comum as pessoas usarem para fazer o soro caseiro: o sal e açúcar na água. Só a nível de informação, existe um preparo padronizado.
Como Fazer Soro Caseiro
- 3,5 gramas de cloreto de sódio,
- 2,5 gramas de bicarbonato de sódio,
- 1,5 gramas de cloreto de potássio,
- 20 gramas de glicose;
- Tudo isso adicionado a 1 litro de água potável.
Mas a fórmula caseira do dia a dia costuma também funcionar porque o sal é justamente o cloreto de sódio do ‘’preparo padronizado’’, e o açúcar nada mais é do que sacarose (a união de glicose + frutose), e como vimos a glicose é importante de estar presenta na solução de água do soro.
Para que Serve o Soro Caseiro?
O soro caseiro pode ser útil em casos de diarreia aguda, para evitar a desidratação, pois ajuda na reposição de água e eletrólitos. O que acontece é o seguinte: existe um transportador de glicose, o SGLT1, presente nos enterócitos (células intestinais). Para que esse transportador consiga absorver a glicose presente no intestino, necessariamente precisa da presença do sódio. É aí que entra a composição do soro caseiro sendo perfeita pela presença de sal e açúcar, onde nessa mistura estão sendo fornecidos tanto a glicose quanto o sódio. Quando a glicose e o sódio (solutos) são absorvidos, o meio celular (enterócito) fica mais concentrado (hiperconcentrado), o que faz demandar também a absorção de água por osmose (mecanismo em que a água sai de um meio hipotônico – menos concentrado -, para um meio hipertônico – de maior concentração.
Talvez você já tenha se beneficiado com o uso do soro, seja em casa ou em hospital. Aqui, você pode entender melhor como é que ele realmente age no nosso organismo.
Abaixo seguem referências:
Messias AKH. UTILIZAÇÃO DO "SORO CASEIRO" NAS DOENÇAS
DIARRÉICAS: UM PROGRAMA DE PROMOTORES DE SAÚDE DO BAIXO
AMAZONAS. Revista Brasileira de Enfermagem, 1983.
O QUE DEVEMOS SABER SOBRE MEDICAMENTOS. AGÊNCIA NACIONAL
DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA), 2010.