Motivos para Comer uma Maçã Por Dia

 Motivos para Comer uma Maçã Por Dia

Uma alimentação que inclua frutas é saudável (e isso já se é sabido).
Aqui vamos falar – de uma forma específica – de uma fruta que é amplamente consumida: a maçã.
Na maçã estão presentes diversos fitoquímicos, dentre eles: ácido clorogênico, catequina e quercetina; esses elementos, por sua vez, possuem efeito antioxidante. Não é de se impressionar que o consumo da maçã esteja associada com menor mortalidade. Para entender melhor, esses antioxidantes ajudam a reduzir os efeitos do estresse oxidativo (literalmente associado com situações de ‘’estresse’’); por isso, o efeito antioxidante faz com que a maçã ajude na prevenção de diversas doenças, bem como no retardo do envelhecimento precoce.

Uma análise foi feita em diversas frutas: cranberry, maçã vermelha, uva, morango, pêssego, limão, pera, banana, laranja, toranja e abacaxi. E olha só… A maçã vermelha obteve a segunda colocação no quesito de ‘’maior atividade antioxidante’’.

Um exemplo prático: a quercetina, elemento importante presente na casca da maçã, pode ajudar na diminuição do risco ao diabetes tipo II; ou seja, retirar a casca da maçã parece não ser uma boa ideia (se a questão for ‘’fugir’’ dos agrotóxicos, prefira a versão orgânica).

A vitamina C é altamente conhecida por ter esse efeito antioxidante do qual estamos falando um pouco aqui. A maçã tem vitamina C, mas não em grande quantidade; ou seja, mesmo não sendo uma ótima fonte de vitamina C, a maçã continua tendo um grande poder antioxidante – como vimos anteriormente na análise feita com diversas frutas. Isso ajuda a ilustrar a questão de que os alimentos são fontes de inúmeros nutrientes e será esse sinergismo que garante os benefícios e propriedades únicas de cada alimento. Por ter fibras, a maçã pode ainda ser uma boa aliada na redução de medidas e também ajudar no controle do colesterol sanguíneo. Portanto, quando o assunto é alimentação saudável, a maçã pode ser uma boa opção a estar presente (sabe aquela expressão ‘’coma uma maçã por dia’’? Pois então, vale a pena levá-la em consideração).

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Boyer J, Liu RH. Apple Phytochemicals and Their Health Benefits. Nutrition
Journal, 2004.

Avatar

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: henrique-nutricionista@hotmail.com

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *