Benefícios do Mel de Abelha. Como escolher um mel puro?

Comprar Mel OrgânicoO mel não é nenhuma novidade no mercado, pelo contrário, é conhecido há bastante tempo. Muito se é utilizado para fins de saúde mesmo, como melhora em cicatrização de feridas, asma, doenças neurológicas, diabetes, doenças gastrointestinais, câncer e doenças cardiovasculares. Dentre as propriedades do mel, estão: efeito antioxidante, anti- inflamatório, antimicrobiano e antiproliferativo (aqui há uma associação com indução à apoptose; por isso, é mencionado como preventivo ao câncer). Em relação às calorias, o mel é exclusivamente carboidrato (principalmente frutose e glicose – açúcares simples). Ou seja, mesmo tendo possibilidades de trazer benefícios para a saúde, é importante ter em mente que isso não significa que deva sair adoçando tudo com mel; afinal, isso faria com que houvesse uma ingestão demasiada desse carboidrato e as suas respectivas calorias (é sempre bom consultar um Nutricionista).

Como Escolher Mel Orgânico PuroQual a Composição do Mel de Abelha?

Só a nível de curiosidade, o mel é formado por aproximadamente 80% de carboidrato e 20% de água. Mas já fazendo uma relação com a prática, por ter a presença de carboidratos, o mel possui um gosto doce; e isso faz com que o mesmo seja um recurso útil para adoçar bebidas ou refeições, ao invés de usar o tradicional ‘’açúcar branco’’ (apesar de ambos serem essencialmente fonte em carboidrato, o mel tem propriedades benéficas – o que faz dele uma melhor opção).

Benefícios do Mel de Abelha

Fora a presença dos carboidratos, existem outras substâncias presentes no mel, que lhe conferem esses benefícios já mencionados, dentre eles: ácidos elágico, cafeico, gálico, crisina e quercetina. Por conta disso, o mel vai muito além de agradável ao paladar – pelo seu gosto doce. Para além disso, ele pode ser uma boa opção para diversas finalidades terapêuticas. Dica: prefira um mel envazado em embalagem de vidro, ao invés de embalagem plástica (isso evita a contaminação com substâncias tóxicas presentes no plástico).

Como Escolher um Bom Mel? Orgânico? Qual a melhor Embalagem?

Estudos comprovam que o mel em embalagem plástica fica contaminado com resquícios químicos do plástico, sendo assim, opte pela embalagem de vidro. Se a qualidade for mais importante que o valor, as opções orgânicas podem ser uma excelente escolha. No vídeo acima o nutricionista Henrique Lima explica tudo sobre como escolher um excelente mel.

Como Saber se o Mel é Puro?

É muito simples saber se o mel é puro, basta coloca-lo na geladeira e aguardar um dia. Se cristalizar significa que o mel puro, o falso não cristaliza.

 

Referência Bibliográfica

Samarghandian S, Farkhondeh T, Samini F. Honey and Health: A Review of
Recent Clinical Research. Pharmacognosy Research, 2017.

Avatar

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: henrique-nutricionista@hotmail.com

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *