Cúrcuma ou Açafrão-da-terra: Benefícios, Como Tomar, Contraindicações

 Cúrcuma ou Açafrão-da-terra: Benefícios, Como Tomar, Contraindicações

Cúrcuma ou Açafrão da Terra

Comprar Cúrcuma ou Açafrão-da-terraA cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, contém uma substância (composto fenólico) chamada de curcumina. Essa substância possui diversos efeitos clínicos/terapêuticos, como: antioxidante, anti-inflamatório e anticarcinogênico.

Como tomar Cúrcuma ou Açafrão-da-terra

Uma boa forma de se beneficiar é com o uso do pó de cúrcuma, que, por ser de cor amarelada, pode até ser usado – em preparações – como um corante natural; além de ser possível a sua aplicação como tempero, dando um sabor diferente na comida. Prova disso é que o curry, um mix de ingredientes/especiarias, é um tempero que leva a cúrcuma em sua composição.

Um dos mecanismos moleculares envolvidos no que tange aos efeitos da curcumina, consiste no seu potencial inibitório de substâncias pró-inflamatórias, como: Fator de Necrose Tumoral-α (TNF-α) e Fator de Transcrição Nuclear kappa-B (NFkB).

Melhore Absorção da Cúrcuma com a Pimenta Preta

Porém, a cúrcuma em pó, apesar de acessível, não gera uma boa absorção da curcumina pelo organismo. Uma forma de driblar isso é associar a curcumina com a piperina (substância presente na pimenta preta, também chamada de pimenta-do-reino); ou, ainda, associar a cúrcuma em pó com a pimenta preta. Isso porque a piperina aumenta a biodisponibilidade – aproveitamento pelo organismo – da curcumina.

Contraindicações da Cúrcuma

Cúrcuma ou Açafrão da Terra em Pó Benefícios

Alguns cuidados: a cúrcuma/curcumina pode ser tóxica ao fígado, em dosagens altas (por isso, consulte antes seu Nutricionista). Quanto ao uso da cúrcuma em pó: prefira utilizá-la na forma crua; caso venha a usar junto com o cozimento de algum alimento, por exemplo, adicionar a cúrcuma já no final da cocção (pois aquecer pode tornar a cúrcuma com efeito ruim ao corpo). Fora isso, a cúrcuma não apresenta outras contraindicações – para a população no geral.

Abaixo segue uma referência sobre o assunto:

Scholze AFA. Biodisponibilidade da Curcumina. Revista Brasileira de Nutrição Clínica Funcional, 2014.

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Henrique Lima

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Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: henrique-nutricionista@hotmail.com

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