A cerimônia do cacau é uma prática milenar que busca conectar o ser humano com a essência sagrada do cacau (conheça os benefícios do cacau). Nesse ritual, as bebidas são elaboradas a partir das amêndoas do cacau e consumidas de forma consciente, promovendo uma jornada interior de autoconhecimento e cura.
Aqui estão alguns aspectos importantes desta cerimônia.
Resumo da História do cacau:
- O cacau é uma árvore frutífera nativa da América Central e do Sul, encontrada em áreas de floresta tropical.
- Originalmente, os astecas cultivavam cacau e transformavam suas sementes em uma bebida amarga.
- Os maias e incas também utilizavam o cacau em rituais e cerimônias.
- Quando os colonos espanhóis chegaram às Américas, trouxeram consigo sementes de cacau para a Europa, onde o cacau foi transformado em chocolate, consumido principalmente pela elite.
Saiba mais sobre a história do cacau aqui.
Por que o cacau é sagrado?
- O nome científico do cacau é Theobroma cacao, que significa “alimento dos deuses”.
- Além do significado simbólico do nome, as civilizações asteca, inca e maia acreditavam que o cacau tinha propriedades medicinais e fornecia energia e saúde quando ingerido.
- O cacau também é considerado sagrado no xamanismo, que valoriza o reencontro com os ensinamentos da natureza. Pode ajudar a eliminar toxinas do corpo e fortalecer o processo de autoconsciência.
- A ciência não entra no mérito místico, mas reconhece seu aos inúmeros benefícios que o cacau proporciona para saúde. Muitos dos profissionais da nutrição os consideram como superalimento porque além de nutrir profundamente, também funciona como remédio natural. Conheça os benefícios do cacau cru aqui.
Faça Parte da Lista VIP do Super Nutrição
Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a PRÊMIOS EXCLUSIVOS. E ainda receba atualização dos produtores de cacau orgânico!
Como é a Cerimônia
- Os rituais do cacau podem ser realizados de diversas maneiras, dependendo da região.
- Geralmente, as pessoas sentam-se em círculo e bebem bebidas de cacau. Conheça a receita abaixo.
- Acredita-se que esse líquido ajuda a abrir o coração e facilita o compartilhamento de desejos, traumas e dúvidas.
- O ambiente acolhedor e amigável proporciona o compartilhamento de experiências, ressignificações das vivências, gerando um autoconhecimento profundo em cada individuo.
- Algumas cerimônias também incluem danças que ajudam a conectar o corpo e a mente.
Sendo assim, a cerimonia do cacau tem objetivo de explorar o sagrado e a magia em volta deste superalimento sagrado. Além de gerar maior conexão com a natureza, ressignificação de acontecimentos e libertação as emoções conflitantes.
Receita de Cacau Sagrado
Ingredientes
- Chocolate 100% Cacau Cru e Orgânico. (Os astecas não torravam o cacau e por isso que deve ser cru e livre de química);
- Fava de Baunilha natual;
- Canela em pó;
- Água mineral.
Como Fazer:
Como pode perceber a quantidade cada ingrediente é a gosto. Os dois ingredientes imprescindíveis são água (isso mesmo não é leite – este só foi adicionado em 1746) e chocolate 100% cacau cru e natural. Os povos antigos conseguiam moer amêndoa de cacau atritando duas pedras até transformar em chocolate 100% (amêndoa de cacau moída até uma granulometria que submetida a temperatura acima de 34º fica líquida). Por sorte este processo é quase o mesmo em muitas fábricas de chocolate de qualidade como Planeta Cacau. Eles usam máquinas que chamamos de melanger que rotaciona dois cilindros de granitos contra o fundo de pedra de um tambor.
Agora é só esquentar a água para ajudar a misturar com o chocolate 100% cacau cru e orgânico. Adicione a canela e/ou a fava de baunilha. Misture tudo bem até que fique homogêneo. Só tomar no seu ritual incrível!
Vídeo Ritual Cacau Sagrado
Veja Também
Como escolher chocolate saudável? Ser amargo ou ter 70% cacau é suficiente?