Açaí: Um Superfruto

Compartilhe nas suas redes sociais:

O açaí é comum na Amazônia, e isso torna possível tê-lo de forma acessível em muitos lugares do nosso país. Aliás, sabe aquelas frutas ‘’berries’’? Pois então, o açaí faz parte desse grupo dessas ‘’superfrutas’’; e o bacana é que no caso do fruto açaí, temos uma maior facilidade de aquisição.

O fato é que sua popularidade se deu pela associação do açaí como uma fonte energética (inclusive pelo público fisicamente ativo, que se preocupa com a saúde). Além da forma tradicional do açaí na tigela, também dá para se fazer sorvete, suco, etc.
Devido à sua coloração roxa, é rico em antocianinas; podendo também contar com doses – ainda que menores – de epicatequina (ambas as substâncias conferem efeito antioxidante). Para a saúde, o açaí pode contribuir para aumentar a síntese do óxido nítrico (vasodilatador), o qual faz aumentar o relaxamento dos vasos sanguíneos (esse efeito pode ser interessante na perspectiva do controle da pressão arterial); além, também, de poder ajudar na minimização dos danos provocados pela atividade dos radicais livres (por conta da ação antioxidante).
Apesar de inúmeras possibilidades de benefícios, é comum o açaí vir adicionado de açúcar ou algum xarope (exemplo: xarope de guaraná); enfim, algum composto com efeito adoçante. Nesse caso, apesar da preparação ficar
docinha e agradável ao paladar, acaba-se tendo um acréscimo de calorias e um estímulo não tão mais benéfico quanto poderia ser – se contássemos apenas com as propriedades do açaí.

Abaixo segue uma referência:
Moura RS, Resende AC. Cardiovascular and Metabolic Effects of Açaí, an
Amazon Plant. Journal of Cardiovascular Pharmacology Publish Ahead of
Print, 2015.

Deixe um comentário

Faça parte da Lista VIP do Super Nutrição

Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a prêmios exclusivos.