As oleaginosas são as conhecidas castanhas ou nozes. Exemplos: amêndoa, avelã, castanha-de-caju, castanha-do-pará, macadâmia, nozes, amendoim, amêndoa de cacau e pistache.
Essas oleaginosas são fontes em proteínas e gorduras. As gorduras são boas, sendo inclusive relacionadas com redução do risco para doenças cardiovasculares. São fontes naturais também de vitaminas e minerais, como a
vitamina E o selênio, os quais aumentam as defesas antioxidantes existentes no organismo.
Composição Nutricional das Oleaginosas
Pela composição nutricional que apresentam, são boas fontes energéticas; algumas contém fibras, como: as avelãs, amendoim e castanha- do-Pará. É importante deixar claro que de forma genérica, todas são fontes em proteínas, gorduras, tornando-as boas opções energéticas; mas quanto aos teores de vitaminas, minerais, fibras – e até outros compostos -, cada oleaginosa tem a sua composição em particular. Exemplo: o amendoim não é fonte de selênio, enquanto que a castanha-do- Pará é rica nesse mineral.
É bom incluir na nossa dieta?
As oleaginosas são, dessa forma, boas opções para serem incluídas na alimentação. Pode ser uma boa opção escolher alguma dessas ‘’castanhas’’ para incrementar os lanches (o ideal é variar, para não ficar sempre na mesma; com isso, você varia também os nutrientes diferentes que cada uma pode proporcionar).
Abaixo segue uma referência científica:
Freitas JB, Naves MMV. Composição Química de Nozes e Sementes
Comestíveis e sua Relação com a Nutrição e Saúde. Revista de Nutrição,
2010.
Faça Parte da Lista VIP do Super Nutrição
Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a PRÊMIOS EXCLUSIVOS.