O trigo verde, freekeh é basicamente o trigo comum que já conhecemos bem, só que na sua versão colhida ainda verde. Essa diferença, no momento de colher, altera o valor nutricional do grão. Estima-se que trigo verde tenha um melhor teor de proteínas e de elementos antioxidantes, quando comparado ao trigo comum (maduro). Dentre os elementos antioxidantes, tem-se a presença da luteína e zeaxantina; ambas, vale relembrar aqui, são benéficas para a saúde (ocular) da visão.
Freekeh é rico em quê?
Por ser rico em fibras, além de ajudar num bom funcionamento intestinal, também contribui na saciedade, no melhor controle da glicemia. E esses benefícios são ótimos para quem já está buscando perder peso (emagrecer). Aliás, a saciedade é promovida também pelo seu conteúdo proteico bem significativo.
Como consumir Freekeh?
Uma dica é usá-lo como substituto ao arroz e servir (após cozimento) junto com uma salada; enfim, compor uma refeição de almoço, por exemplo. Ou ainda, podendo fazer parte se uma sopa com temperos naturais e hortaliças.
Para que Serve?
Por seu diferencial e suas propriedades nutricionais, há quem o considere como parte do grupo dos ‘’super grãos’’. Tratando-o com um grão/cereal, o ideal é usá-lo em substituição a alguma outra fonte de carboidrato; por isso a sugestão anterior de usar em alternativa ao arroz. No entanto, o trigo verde contém glúten; no caso da pessoa não quiser ou não puder consumir essa proteína – o glúten -, aí o arroz continuaria sendo melhor indicado, já que não possui glúten.
Faça Parte da Lista VIP do Super Nutrição
Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a PRÊMIOS EXCLUSIVOS.