A infecção urinária ou infecção do trato urinário é causada por bactérias (principalmente a Escherichia coli). Justamente por isso, existe a terapia medicamentosa via antibióticos. Mas existe também um recurso natural potente
que ajuda na prevenção e até mesmo no tratamento desse quadro: a cranberry.
A cranberry é uma fruta, cuja tem a presença de proantocianidinas (responsáveis pela sua coloração escurecida) e também lhes confere uma ótima ação antioxidante para o organismo humano.
Voltando a falar da infecção urinária, que acomete principalmente as mulheres, são justamente essas proantocianidinas que são responsáveis por ajudar nesse tipo de situação (principalmente naqueles quadros recorrentes, ou seja, de quadros repetitivos da infecção do trato urinário). As proantocianidinas fazem com que a bactéria patógena tenha menos chance de aderir ao trato urinário – o que acabaria por gerar a infecção; com isso, a bactéria tende a ser eliminada pela urina, sem causar danos. É importante também beber água, pois ajuda a ‘’limpar’’ o trato urinário.
É possível encontrar a própria fruta cranberry em si, mas também existe a versão em suco e a suplementação (cápsulas ou comprimidos contendo uma boa concentração dos princípios ativos). Quanto ao suco: a dica é usar sem
açúcar (e se for uma versão industrializada, que seja sem açúcar e sem adição de conservantes ou qualquer outro aditivo químico).
Apesar da cranberry ser útil na prevenção e tratamento do quadro de infecção do trato urinário, cada caso deve ser avaliado em particular; pois a depender de qual produto ou fonte alimentar, a concentração de proantocianidinas da cranberry pode variar; sendo assim, o uso de antibiótico pode ainda se fazer necessário.
Abaixo segue uma referência sobre o assunto:
Simonson, W. Cranberry Products for Urinary Tract Infections. Geriatric
Nursing, 2017.