Categoria: Bolo e Torta
Ingredientes:
[checklist]½ coco seco germinado
¾ de xícara de nibs de cacau cru
¾ de xícara de passas claras
1 colher de sobremesa de óleo de coco extra virgem[/checklist]
Preparação:
A Vitalidade é um ingrediente fundamental na Culinária Viva.
Através da germinação das sementes podemos potencializá-la,
para preservá-la as receitas dispensam cozimento e congelamento.
O coco germinado:
O coco seco é uma semente, a germinação na água irá acordá-la para a vida aumentando sua vitalidade. Germine o coco seco deixando de molho por uma semana, trocando a água diariamente até observar o pontinho branco.
Muitas vezes encontramos o coco seco já germinado no mercado. Procure aqueles que tem um pontinho branco bem saltado. É uma divertida experiência observar os cocos, um a um, e perceber que cada um tem uma expressão característica!
Preparo
Quebre o coco, colocando numa sacola plástica e batendo contra uma pedra ou outra superfície bem resistente. Vale usar o bom e velho martelo da caixa de ferramentas, dando leves marteladas até abrir o coco. Nesse caso sugiro que use uma bacia para aproveitar a água.
Observe se o coco está bom, ou seja, livre de cheiro de azedo ou sabor rançoso. Solte o coco da casca grossa, com a ajuda de uma faca pequena. Depois retire a parte escura. Rale metade do coco no ralo grosso e metade no ralo mais fino. Reserve.
Processe as passas claras e o cacau cru até virar uma pasta homogênea. Misture com o coco germinado ralado e o óleo de coco extra-virgem apertando com as mãos até aglomerar bem.
Servir:
* Em forma de bolinhas num prato ou numa folha de bananeira inteira ou cortada em quadradinhos (como um guardanapo natural).
* Como doce numa compoteira de vidro.
* Em potinhos ou pratos de sobremesa.
* Em cálices de vidro ou cristal.
* Em forminhas como docinho de festa.
Autora:
Juliana Malhardes,
Educadora em Culinária Viva.
www.culinariaviva.com
[email protected]