No texto anterior conversamos sobre os ”maus carboidratos”. Nada mais justo que agora eu venha falar sobre os ”bons carboidratos”, não é mesmo? Pois vamos lá!
Aprenda sobre bons carboidratos neste vídeo com o nutricionista Henrique Lima
O que são os bons carboidratos?
Normalmente os tais chamados bons carboidratos se tratam daqueles alimentos naturais fontes em carboidratos, que não passaram por processamento, refinamento. Ou seja, são naturais e não sofreram modificações – que acabariam por prejudicar o aspecto nutricional original que o alimento possui – pela ação humana.
Quais os benefícios?
Mas onde está o diferencial desses ”bons carboidratos”? A vantagem está no seu processo de digestão e absorção pelo organismo. Nesse caso, o carboidrato tende a entrar de forma gradativa na corrente sanguínea. Isso é benéfico, pois ajuda a manter um maior controle sob a glicemia, evitando a hiperglicemia (que é o excesso de açúcar/glicose na circulação sanguínea), bem como os picos de insulina. Isso é interessante para a prevenção ao diabetes tipo 2 e também ajuda a evitar o estímulo de vias de síntese de gordura no tecido adiposo (em outras palavras, previne que haja aumento do teor de gordura corporal).
Exemplos de bons carboidratos
Vamos a alguns exemplos desses ”bons carboidratos”: vegetais, frutas, grãos e cereais integrais, farinhas integrais. Ou seja, como foi dito no início, é basicamente aquilo que é encontrado em sua forma mais natural o possível. É importante deixar claro que os termos ‘’maus’’ ou ‘’bons’’ para se referir aos carboidratos é apenas uma forma didática para se fazer uma analogia do tipo de carboidrato que devemos evitar e os que devemos priorizar na alimentação. Tendo isso em consideração, dê preferência aos bons (naturais e íntegros) carboidratos.
E quais são os maus carboidratos?
Já falamos sobre os maus carboidratos artigo logo abaixo.
Faça Parte da Lista VIP do Super Nutrição
Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a PRÊMIOS EXCLUSIVOS.
Respostas de 2
Ótima dica Henrique … já fazem parte da minha dieta
Ótima dica… já fazem parte da minha dieta