A banana é uma fruta bem popular, sendo usada inclusive para fazer diversas preparações e sobremesas, justamente pela sua versatilidade em poder ser consumida crua ou até mesmo submetida a preparos em que há variação de temperatura, além de poder ser processada, por exemplo, pela possibilidade de encontrá-la na versão de farinha. Devido aos seus compostos bioativos, carotenoides (exemplo: β- caroteno), a banana é uma fruta que oferece ação antioxidante no organismo. Ainda falando sobre os carotenoides, eles nos protegem contra diversas doenças, como: doenças cardiovasculares e diabetes. No caso do β-caroteno, ele é um precursor da vitamina A; por isso, a banana pode ser uma opção de fruta a ser investida, ao pensar em ter um auxílio para a obtenção de vitamina A e evitar a sua deficiência no corpo.
Banana é Pobre em sódio?
Outro dado interessante é que a banana tem baixo teor de sódio, sendo uma opção de fruta indicada para dietas com restrição de sódio. Como o sódio retém água, a banana pode ser uma aliada para evitar a piora dos quadros de inchaço (edema). Mas vale lembrar que, por ser fruta, ela contém uma quantidade significativa de carboidratos; por isso, deve-se ter atenção para não exceder na sua ingestão.
Tem potássio?
E popularmente, a banana é conhecida por ter potássio. Isso é verdade, porém, além do potássio, há outros nutrientes, bem como diversas vitaminas; e o ideal é justamente variar no consumo das frutas e dos alimentos, a fim de variar na ingestão dos nutrientes ao longo do dia.
Referências Bibliográficas
Englberger L, et al. Carotenoid-Rich Bananas: A Potential Food Source for
Alleviating Vitamin A Deficiency. Food and Nutrition Bulletin, 2003.
Singh B, et al. Bioactive Compounds in Banana and their Associated Health
Benefits – a Review. Food Chemistry, 2016.
Wacker WE, et al. Bananas as a Low-Sodium Dietary Staple. The New
England Journal of Medicine, 1958.