Se você quer emagrecer, certamente já ouviu sobre a importância da realização de exercícios físicos nesse processo, certo? Bom, mas qual exercício? Na verdade, fazer algum esforço físico já demanda um gasto calórico pelo seu corpo; consequentemente, isso irá te propiciar gastar energia e emagrecer.
Então, teoricamente, qualquer exercício pode ajudar. Mas aqui vou te explicar, de forma específica, como que um exercício aeróbio pode ajudar no emagrecimento. Quando você faz um exercício aeróbio/aeróbico, você demanda bastante do consumo de oxigênio. São exemplos de treinos aeróbicos: caminhar, correr, nadar…
Como ocorre no organismo
Com esse tipo de modalidade de exercício, vai ocorrer a estimulação da atividade do PGC-1α (Peroxisome proliferator-activated receptor-γ coactivator 1α). Mas o que essa molécula de nome estranho tem a ver com o
emagrecimento? Bom, o PGC-1α aumenta a atividade de biogênese mitocondrial.
As mitocôndrias são organelas que o nosso corpo tem, cujas têm a função de realizar a chamada ‘’respiração celular’’; é nesse processo que ocorre também a ‘’queima’’ (oxidação) de gorduras. Opa… Cheguei no ponto alto dessa matéria, né? A tal da biogênese mitocondrial nada mais é do que o aumento e/ou melhora na atividade realizada pelas mitocôndrias. Portanto, se a mitocôndria é onde há a ‘’queima’’ de gordura e o exercício aeróbio melhora a atividade mitocondrial, podemos concluir que a prática de exercício aeróbio pode ajudar no emagrecimento (que é justamente a redução da gordura corporal).
Talvez essa explicação tenha lhe levado a imaginar que parece ser tudo muito simples. Na prática, nenhuma pessoa obesa se torna magra de um dia para o outro por conta de um dia de caminhada no parque. Mas o que você precisa entender é que esse processo aqui, explicado de forma simples e objetiva, acontece! Mas, você precisa ter uma regularidade na rotina de treinos, para que os efeitos surjam.
Faça Parte da Lista VIP do Super Nutrição
Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a PRÊMIOS EXCLUSIVOS.
Abaixo segue uma referência:
Fernandes T, et al. Signaling Pathways that Mediate Skeletal Muscle
Hypertrophy: Effects of Exercise Training. In Tech Open, 2012.