O fascínio por adoçantes artificiais prevalece de tal forma que atualmente milhões de pessoas o consomem diariamente e isso se deve ao fato de muitos acreditarem que o uso desses adoçantes seria a melhor maneira de consumir produtos doces sem ganhar peso. Inclusive uma pesquisa publicada na Yale Journal of Biology and Medicine mostra que Intuitivamente as pessoas escolhem os adoçantes ao invés do açúcar na esperança de manter ou perder peso e devido ao marketing excessivo por parte da indústria alimentos, chegam a acreditar até que são opções mais saudáveis.
Os que os estudos concluíram? Faz mal?
Na verdade vários estudos sugerem justamente o contrário e mostram que há uma correlação positiva entre o uso de adoçante artificial e o ganho de peso. Como por exemplo um estudo publicado no Journal of the American Geriatrics Society que comprova que bebidas adoçadas artificialmente estão entre os principais culpados pelo aumento na circunferência da cintura entre os adultos e idosos. .
Outra pesquisa publicada na PLOS ONE mostrou ainda que o consumo de refrigerantes dietéticos está associado a vários transtornos metabólicos podendo causar aumento da gordura abdominal, resistência à insulina, alteração do perfil lipídico e aumento da pressão arterial.