Manga: Fonte de Mangiferina

Compartilhe nas suas redes sociais:

Melhor Loja Online de Produtos Naturais do BrasilQuando você pensa na manga, o que vem em sua mente? Que ela é uma fruta, dá para fazer um suco para se tomar gelado e ajudar a refrescar em dias quentes… E o quê mais? Talvez para por aí… Mas o fato é que existe uma substância chamada ‘’mangiferina’’, que é obtida por meio da polpa, semente, casca e folha da Mangifera indica (a conhecida ‘’manga’’).

Rica em Antioxidantes?

Essa mangiferina possui atividade antioxidante, reduzindo a ação das espécies reativas de oxigênio (ou radicais livres), o que protege o DNA contra possíveis danos. Só que não para aqui, ela também ajuda a atenuar processos de inflamação; e isso acaba por ser um fator preventivo ao câncer (já que a inflamação crônica favorece o início e/ou progressão de um tumor cancerígeno). Na verdade, o estresse oxidativo (mediado pelo excesso de radicais livres) também favorece o câncer; por isso que a manga também pode ter esse efeito preventivo/terapêutico por esse efeito antioxidante também.

Um dos mecanismos de ação é de que a mangiferina induza à apoptose (morte celular) de células cancerosas. Outra ação consiste na inibição do NFkB (molécula responsável por estimular reações inflamatórias). Ou seja, a manga é uma fruta que pode agregar e muito de forma positiva na saúde. Lembre-se: os alimentos além de serem recursos que saciam a nossa fome, também atuam nutrindo o corpo (a questão é realmente priorizar a ingestão daquilo que realmente vá te nutrir, ao invés de apenas somar ‘’calorias vazias’’ – pobre em nutrientes).

Abaixo, uma referência sobre o assunto:

Khurana RK, et al. Mangiferin: A Promising Anticancer Bioactive.
Pharmaceutical Patent Analyst, 2016.

Deixe um comentário

Faça parte da Lista VIP do Super Nutrição

Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a prêmios exclusivos.