Dicas de Como Preparar o Chá de Canela (com a canela em pau/cascas de canela)

 Dicas de Como Preparar o Chá de Canela (com a canela em  pau/cascas de canela)

Sabe quando você exagera no carboidrato ou refeição contendo açúcar? Será que dá para fazer algo para ‘’compensar’’ ou minimizar os ‘’estragos’’? A resposta é SIM e pode ser com um recurso natural, caseiro e fácil de fazer: o chá de canela.

canela

Bom, que o chá de canela é bom para a saúde, isso você já devia imaginar. Mas como ele pode ser útil aqui? Um estudo feito com indivíduos não-diabéticos constatou que o chá de canela, consumido após uma ingestão de carboidrato, propiciou um maior controla da glicemia pós-prandial (que quer dizer: taxa de açúcar no sangue após uma refeição). Isso é interessante pois reduz a chance de um ‘’pico de insulina’’ – que é um processo-chave para acionar mais acúmulo das indesejáveis gordurinhas no corpo.

Nesse estudo, publicado no Journal of Diabetes Research, o preparo do chá se deu da seguinte forma: 60 gramas de canela em pau foram embebidas em 1.000 mL de água; após 24 horas em temperatura ambiente, levou-se ao aquecimento em 100 °C por 30 minutos. Cada participante do estudo ingeriu 100 mL como dose única. Portanto, caso queira preparar o chá para servir a muitas pessoas, esse modo de preparo testado no estudo pode ser uma boa opção.

Agora, caso queira fazer o chá para apenas você, é possível reajustar as proporções. Exemplo: utilizar 6 gramas de canela em pau para 100 a 300 mL de água. Não por acaso, essa propriedade da canela lhe traz a atribuição de ter efeito antidiabético.

Abaixo, segue a referência do estudo:

Bernardo MA, et al. Effect of Cinnamon Tea on Postprandial Glucose
Concentration. Journal of Diabetes Research, 2015.

Avatar

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: henrique-nutricionista@hotmail.com

Leia também...

1 Comentário

    Avatar
  • Quero mais informaçoes sobre a ingestão diária dp chá de pau de canela. Quantas vezes ao dia e qual a quantidade ? Desde ja agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *