Para que Serve Spirulina/Espirulina e Descubra seus Benefícios

A spirulina é uma alga (ou, mais precisamente, microalga) azul esverdeada que conta com a presença de aminoácidos (só para ter uma ideia, é proporcionalmente formada por 60-70% de proteínas); tem também vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais em sua composição. Além disso, tem boa digestibilidade. As principais espécies são Spirulina platensis e Spirulina máxima.

A spirulina tem ação antioxidante (ajuda a proteger as células do nosso corpo contra os danos causados por radicais livres; exemplo: proteção ao DNA) e anti-inflamatória (particularmente pela existência dos pigmentos ficocianina e
β-caroteno; e às vitaminas e minerais que também estão presentes). Essa ação antioxidante associada ao combate aos radicais livres se dá pelo estímulo da atividade de antioxidantes enzimáticos, como: catalase e superóxido dismutase (SOD). Já o efeito anti-inflamatório se dá pela redução de substâncias inflamatórias, como a Interleucina-6 (IL-6). Isso tudo pode acabar ajudando na prevenção de doenças, como as de caráter cardiovascular; já que, inclusive, o uso de spirulina pode ajudar na redução do LDL-colesterol, principalmente quando a pessoa já for hiperlipidêmica. Ainda a nível de benefício cardiohemodinâmico, a spirulina também possui efeito hipotensor (de reduzir a pressão arterial).
É possível ter auxílio também quando o objetivo está na redução do peso na balança; parte disso pode ser atribuído ao fato da spirulina gerar sensação de saciedade. Em relação à quantidade, normalmente não passa das 15 gramas por dia; já se for na forma suplementada, é possível se beneficiar com dosagens girando a partir de 1.000 mg ao dia. Consulte um Nutricionista.

Abaixo seguem algumas referências relacionadas ao tema:

Lupatini AL, et al. Potential Application of Microalgae Spirulina platensis as a
Protein Source. Journal of the Science of Food and Agriculture, 2017.

Zeinalian R, et al. The Effects of Spirulina Platensis on Anthropometric Indices,
Appetite, Lipid Profile and Serum Vascular Endothelial Growth Factor (VEGF) in
Obese Individuals: A Randomized Double Blinded Placebo Controlled Trial.
BMC Complementary and Alternative Medicine, 2017.

Wu Q, et al. The Antioxidant, Immunomodulatory, and Antiinflammatory
Activities of Spirulina: An Overview. Archives of Toxicology, 2016.

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Henrique Lima

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Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: henrique-nutricionista@hotmail.com

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