Como escolher chocolate saudável? Ser amargo ou ter 70% cacau é suficiente?

Como escolher chocolate saudável?
Compartilhe nas suas redes sociais:

ecolher-melhor-chocolate-saudavelTemos 10 dicas exclusivas e práticas para escolher chocolate saudável e com pelo menos 70% cacau. Vamos torná-lo um especialista em chocolate. Mas antes de chegar à lista, precisamos que entenda alguns processos que fazem um grande diferencial na saudabilidade e qualidade do chocolate. Processos que as grandes industrias odiariam que você soubesse e a mídia convencional não divulga para satisfazer seus patrocinadores multimilionários. Mas como a internet é muito mais livre e democrática, este conhecimento chega até você e pode ajudar alcançar muito mais gente com sua contribuição. Compartilhe!

Índice do Artigo – Escolher Chocolate Saudável 70% Cacau

Escolher chocolate saudável e 70% cacau é selecionar os ingredientes

Escolha seu chocolate Saudável com Cupom de 10% de desconto
Os melhores chocolates saudáveis com cupom de 10% de desconto – Primeira Compra – Insira o código no carrinho de compras: “SUPERNUTRICAO”

Em chocolate a prioridade é que observe primeiro os ingredientes ao invés da tabela nutricional. Pela legislação brasileira a ordem dos ingredientes tem ser decrescente: Começa dos produtos com maior quantidade para o de menor quantidade. Se não começar com massa de cacau ou cacau em pó, na verdade é um “doce de cacau”, já que tem mais açúcar que o suposto autor principal.  Se a lista de ingredientes for semelhante a uma bula de remédio ou muito extensiva – não é saudável – afaste-se. A quantidade de ingredientes é fundamental, quanto MENOS, MELHOR.

Amêndoa de cacau interfere na qualidade do chocolate

Comprar Amêndoa de Cacau Cru, Orgânico e Gourmet - Planeta CacauAs grandes indústrias não têm acesso a amêndoas de cacau de qualidade porque demandam grandes volumes, sendo assim, colocam muitos ingredientes para mascarar as propriedades organolépticas (cheiro, sabor, cor..) da amêndoa de cacau com qualidade muito inferior. Eles não colocariam muitos ingredientes para aumentar a complexidade e o custo da sua receita à toa, mas porque precisam mascarar o mau cheiro, sabor e o odor de suas amêndoas.  Os grandes fabricantes compram a massa de cacau ou cacau em pó da indústria moageira e esta compra cacau em altos volumes dos fazendeiros, intermediários ou importados da África (vamos falar destes mais adiante na dica número sete).

O processo na fazenda pode interferir no chocolate amargo?

Escolher chocolate saudável 70% - amargo e saudável – começa pela amêndoa de cacau de cacau finoPrecisamos entender também que o percussor do sabor do chocolate acontece na fazenda, com tratamento especial que é dado desde a colheita até a fermentação das amêndoas. Para não se prolongar muito nesta etapa, já que o objetivo do texto é dar dicas práticas. Basta entender que o equivalente ao tipo 1 do cacau é chamado de cacau fino ou especial. Onde fazendeiro escolhe os melhores frutos, faz uma maturação e fermentação respeitando as peculiaridades de cada espécie do cacau.

Apenas poucas fazendas conseguem atingir este nível de expertise e isso é um enorme diferencial na qualidade, em comparação ao cacau comum usado pela indústria moageira. São elas (industrias de moagem), que fornecem pasta de cacau ou pó para as grandes produtoras de chocolate comum. As grandes empresas não se interessam por cacau fino por causa da diferença de preço e as fazendas produtoras também não conseguiriam atender seu grande volume de processamento.

Processo de produção “Da Amêndoa até a Barra” – A melhor forma de produzir chocolate saudável – 70% cacau

Melanger Indústria de chocolate - Moagem e conchagem de um chocolate 70% cacau – processo da amêndoa até a barra.Já na fábrica é necessário entender o processo “from bean to bar” (da amêndoa até a barra). Significa que o fazendeiro não trabalha com intermediário (indústria moageira), ele mesmo faz a moagem das suas amêndoas (cultivadas com muito esmero e orgulho da sua qualidade) – são conhecidos como Chocomakers. O que concede o poder de controlar a qualidade da sua principal matéria prima.

Começando com amêndoa de cacau fino, já tem grandes chances de fazer um chocolate de qualidade. Já que não há processo industrial que conserte os erros de uma amêndoa mal fermentada, contaminada, manchada ou deformada.  Estes problemas só podem ser resolvido na fazenda. Ou seja, começar com amêndoa de má qualidade, a única saída viável, será mascarar com mais ingredientes duvidosos.

Melhor Máquina para o Processo Bean to Bar

As fábricas que optam por este processo, da amêndoa até barra, normalmente, utilizam o moinho de pedra chamado de melanger e não precisam acrescentar outra tipo gordura. Já que a própria amêndoa de cacau contém 50% de manteiga natural e saudável. Este site, chocomaker.com.br, vende máquinas para quem quer começar a produzir chocolate de casa como também para industrias de pequeno porte – tudo a partir da amêndoa de cacau. Seja um Chocomaker você também!

Além de ter outro grande diferencial, já que as grandes fábricas substituem a manteiga do cacau por gorduras hidrogenadas muito mais baratas. Segue foto do melanager modelo Spectra 11 logo abaixo, máquina mais utilizada aqui no Brasil.

Melanger Spectra 11 Moinho de Pedra para Produção de ChocolateMelanger – Moinho de Pedra
Máquina para produção de chocolate da amêndoa até a barra.

Comprar Chocolate Saudável com cupom de 10% de desconto

Inscreva-se e Ganhe Dois Prêmios Exclusivos

Assine nossa lista de e-mail e ganhe 15% de desconto para comprar os melhores chocolates brasileiros – na melhor loja online de produtos naturais. E ainda baixe um e-book exclusivo!

10 dicas exclusivas para escolher chocolate saudável e amargo com pelo menos 70% cacau

1. Olhar os ingredientes com cuidado

Exemplo de rótulo chocolate saudável 70% natural
Clique para ver exemplo de rótulo chocolate saudável em alta resolução.

Como objetivo é qualidade e saudabilidade, a primeira dica não poderia ser diferente que a análise dos ingredientes, quanto MENOS, MELHOR. Lembrar de verificar a ordem também, os ingredientes com maior quantidade vêm primeiro na lista. Ou seja, se quiser escolher chocolate 70% de qualidade, tem que ser seletivo com seus ingredientes.

2. Observar o adoçante

Na escolha chocolate saudável, é muito importante observar o tipo de adoçante utilizado, só aceite no mínimo um açúcar mascavo. Não há porque utilizar um açúcar refinado com tanta solução saudável no mercado como o açúcar de coco, eritritol e o xilitol.

3. Checar o emulsificante utilizado

A lecitina de soja é um emulsificante que não é necessário para produção de chocolate, apesar de ser amplamente utilizado pela grande maioria das marcas. Como sabemos, quase toda soja do mercado é transgênica, então livre-se dela.

4. Confirme concentração de cacau

Quanto maior a concentração de cacau, menos margem para mascarar um cacau de má qualidade. Sendo assim, prefira chocolate acima de 60%. Sua alta concentração também é proporcional a quantidade de antioxidante, acima de 70% fica ainda melhor. E para os fortes, já existe opção de chocolate 100% cacau.

5. Qual foi o processo de produção?

Opte por chocolate que foi produzido a partir da amêndoa de cacau, utilizando a sua própria manteiga natural que é benéfica para sua saúde. Processo que chamamos de “from bean to bar” – “da amêndoa até a barra”. O chocolate produzido com massa de cacau ou cacau em pó (massa desengordurada – sem a manteiga – única forma de cacau virar pó já que é uma amêndoa oleaginosa) tem qualidade inferior e dá margem ao fabricante substituir a manteiga por uma mais barata e que faz mal para saúde.

6. Origem da amêndoa de cacau

Localização geográfica chocolate orgânico e fino
Clique para ver exemplo de rótulo chocolate saudável em alta resolução.

Os melhores chocolates tendem a divulgar a origem das suas amêndoas no seu rótulo com a informação geográfica da fazenda.  Se o fabricante não sabe sua origem, também não pode certificar sua qualidade. Lembre-se que não há processo industrial que corrija os erros gerados na fazenda. O máximo que conseguem é maquia-los com o acréscimo de vários ingredientes indigestos.  A indústria moageira processa toneladas de amêndoas por dia e não há como obter o mesmo padrão de qualidade de diversas origens. Compra de qualquer intermediário ou importa o cacau africano. Se a marca do seu chocolate preferido tem este tipo de indústria como fornecedora, repense o que está comendo.

7. Consciência da mão de obra utilizada e sua origem

Evite o cacau africano se não quiser ser conivente com exploração de mão de obra infantil. Prática comum nos países africanos. Sem falar da qualidade duvidosa das suas amêndoas, são reconhecidas como as piores do mundo.

8.  Priorize amêndoas nacionais de cacau fino

Todo cacau importado tem que passar por um processo de fumigação – procedimento fitossanitário que utiliza compostos químicos em estado gasoso para exterminação de insetos, ervas daninhas, fungos, bactérias e etc. Um destes processos utilizados no Brasil é com o brometo de metila, agrotóxico de classe 1, vermelha, extremamente tóxico e prejudicial a saúde humana.

Sendo assim, fica fácil constatar que devemos evitar o cacau importado e dar preferência aos chocolates que utilizam amêndoa de cacau fino nacional. Como nossa produção interna não atende a nossa demanda por chocolate, sempre vai ter muito amêndoa de cacau importada abastecendo as fábricas. E é mais um motivo bem persuasivo para você querer saber a sua origem.

9. Orgânico pode ser ainda melhor ao escolher chocolate saudável

É preferível que opte pelas opções orgânicas. Assim vai poder evitar os terríveis pesticidas.

10. A quantidade de ingrediente importa

Exemplo de rótulo chocolate saudável 70% natural
Clique para ver exemplo de rótulo chocolate saudável em alta resolução.

Se o chocolate tiver mais de três ingredientes, que pelo menos sejam naturais. Sendo orgânico, melhor ainda. Lembrando que quanto menos ingrediente, melhor!

Qual o melhor chocolate 70% e amargo do mercado?

Todas estas marcas utilizam o processo “from bean to bar”, da amêndoa até a barra, e são considerada os melhores chocolates amargos brasileiros. Lógico que cada um traz sua peculiaridade e cabe ao leitor decidir quais destas melhor atendem suas expectativas.

Chocolates da Planeta Cacau

Chocolate 70% Cacau Premium Cru e Orgânico – Planeta Cacau

Comprar o melhor Chocolate 70% Cacau Cru Orgânico e Premium - Planeta Cacau
Comprar Chocolate 70% Cacau Premium Cru e Orgânico

Produz chocolate a partir de amêndoas de cacau fino, cru (produção abaixo de 42ºc) e orgânico. Cultivado sob a mata atlântica em regime de cabruca – método de cultivo que ajuda a preserva as árvores de grande porte. Sua moagem é com moinho de pedra – Melanger.

  • Processo da árvore (amêndoa) até a Barra – no moinho de pedra de granito (melanger);
  • Produzido em baixa temperatura, abaixo de 42ºc.
  • Orgânico;
  • Cru;
  • Ingredientes: Cacau gourmet cru e orgânico, açúcar de coco e óleo de coco orgânico.

Chocolates da AMMA

Chocolate Orgânico 70% Gula Merah 85g –  Amma

Chocolate Orgânico 70% Com Açúcar De Coco - Gula Merah 80g - Amma
Comprar Chocolate Orgânico 70% – Gula Merah 80g – Amma

Produz chocolate a partir de cacau fino e orgânico. Também cultivado sob a mata atlântica em regime de cabruca.

  • Processo da amêndoa até a Barra – moagem em máquina de aço em inoxidável;
  • Orgânico;
  • Ingredientes: Cacau gourmet e orgânico, manteiga de cacau orgânico, açúcar de coco.

Quero ver uma lista de chocolates saudáveis mais completa?

Lista dos melhores chocolates amargos e 70% cacau do mercado brasileiro?

Objetivo deste artigo foi entregar as melhores dicas para escolher chocolate 70% e saudável, assim o fizemos. Por isso deixamos lista completa e atualizada das melhores marcas de chocolate saudável em outro artigo. Basta clicar e conferir!

Melhores Marcas Chocolates Saudáveis do Brasil

Saiba mais sobre chocolate

Benefícios do Cacau Cru e Orgânico
Como derreter nibs de cacau
Melhores marcas de chocolate saudável
Melhores marcas chocolates orgânicos
Conheça a história do cacau e chocolate
Como fazer nibs de cacau


Por favor, compartilhe! Não precisamos ficar reféns dos interesses das grandes industrias moageiras ou produtoras de chocolate commoditie.

Qual a marca de chocolate da sua preferência? Já observou seus ingredientes? Eles produzem a partir da amêndoa ou compram massa cacau da industria moageira? A origem da amêndoa é informada no rótulo? Vamos interagindo e tirando nossas dúvidas.

Inscreva-se e Ganhe Dois Prêmios Exclusivos

Assine nossa lista de e-mail e ganhe 15% de desconto para comprar os melhores chocolates brasileiros – na melhor loja online de produtos naturais. E ainda baixe um e-book exclusivo!

11 respostas

    1. Boa tarde Irene, de forma alguma. Veja seus ingredientes: “Massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau, cacau em pó, cacau em pó alcalino, gordura vegetal, emulsificante lecitina de soja e aromatizante.” Tem outras gorduras, usa massa de cacau ao invés de amêndoa integral e também tem soja na lista dos seus ingredientes. Sabemos que a maioria da soja do mercado é transgênica.

    1. Depende muito como queira usar, se é para diluir na receita o melhor é chocolate 100% cacau cru. Se for para dar crocância o ideal é nibs de cacau cru. Lógico que recomendamos a melhor marca do Brasil – Planeta Cacau.

Deixe um comentário

Faça parte da Lista VIP do Super Nutrição

Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a prêmios exclusivos.