Vinagre de Cana e Seus Benefícios

Benefício Vinagre de Cana de Açúcar
Compartilhe nas suas redes sociais:

Comprar Vinagre de Caldo de Cana Flach

Neste artigo, o nutricionista Henrique Lima vai falar sobre o vinagre de cana e seus benefícios. Então, vamos ao texto.

Para a formação do vinagre, existe a participação de bactérias (acéticas) que geram o ácido acético (em um processo chamado de fermentação acética). O que muda é a matéria-prima utilizada para a formação do vinagre; uma das possibilidades é a obtenção do vinagre por meio do álcool da cana-de-açúcar (ou seja, há a transformação do álcool da cana em ácido acético).

Em termos nutricionais, o vinagre da cana-de-açúcar não seria a melhor das opções. Mas sua existência, principalmente no Brasil, se deve ao fato da facilidade em se encontrar a cana-de-açúcar no território brasileiro (o que reduz os custos, comparado à outras matérias-primas). Porém, isso não quer dizer que o vinagre da cana-de-açúcar não tenha benefícios, apenas que pode ter menos a presença de componentes benéficos.

Benefícios do Vinagre de Cana:

  1. Melhor Loja Online de Produtos Naturais do BrasilAjuda na estimulação do suco gástrico, o que melhora a digestão. Exemplo: ao consumir um prato de salada com vinagre antes do almoço, faz com que o seu estômago esteja mais ‘’preparado’’ para receber os alimentos do almoço de fato.
  2. Como a sua finalidade básica é dar aroma e gosto, pode ser útil para garantir sabores diferentes em refeições saudáveis.
  3. Ajuda a conservar alimentos. Dica: se montar – em casa – uma salada que você não vá consumir toda de uma só vez, adicionar o vinagre pode ajudar a conservar melhor essa salada, para um consumo posterior.

Além disso, o ácido acético pode conferir ação benéfica no intestino e no controle do apetite. Devido à sua acidez, o que gera uma sensação ‘’corrosiva’’ no trato digestório, em pessoas com gastrite ou úlcera gástrica, pode não ser uma boa opção.

Abaixo segue uma referência sobre o assunto:

Elaboração de Vinagre. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2002.

Faça Parte da Lista VIP do Super Nutrição

Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a PRÊMIOS EXCLUSIVOS.

Saiba Mais Sobre Vinagres

Vinagre de Caldo de Cana, Como Fazer – Flach

Vinagre de Maçã Orgânico e Seus Benefícios

 

9 respostas

    1. Olá Eliane,
      Sim, diabéticos devem fazer o uso do vinagre de caldo de cana, ele auxilia no controle do índice glicêmico, através do processo de fermentação natural os açucares são transformados em acido acético, preservando assim todos os seus benefícios garantindo um produto de altíssima qualidade e benéfico a saúde.

  1. Olá Felipe, tudo bem.

    Som Michel da Flach Alimentos Naturais e nós desenvolvemos o primeiro “vinagre de caldo de cana” do Brasil. E este não é feito com álcool da cana-de-açucar. Nós realizamos processos de fermentação à partir do caldo de cana, para manter no vinagre os compostos benéficos à saúde do caldo de cana, somados a outros gerados nos processos de fermentação.

    Já vinagres de álcool, são produzido à partir do álcool e este pode ser da cana ou de outra matéria-prima.
    Até por este motivo, se observar na garrafa do Vinagre de Caldo de Cana que está na sua matéria, está escrito “Vinagre de Vegetal”, pois esta é a nomenclatura devido a legislação. Onde têm-se, vinagre de fruta, vinagre de cereal, vinagre de vegetal, vinagre de álcool,… Cada um devido a sua matéria-prima.

    Estarei te encaminhando por email um estudo de uma Universidade que compara a quantidade de alguns aminoácidos, sais minerais e outros, do vinagre de caldo de cana com 03 marcas de vinagres de maça. Neste estudo poderá observar que na grande maioria dos compostos, estes estão em maior quantidade no vinagre de caldo de cana. Ou seja, é um indicativo de que este é inclusive melhor para a saúde em comparação com os famosos vinagres de maça.
    Outra questão é o sabor, já que o vinagre de caldo de cana possui um sabor agridoce marcante e agradável (muito diferente dos vinagres de álcool, que são acéticos). E, atualmente há diversos usos para os vinagres de caldo de cana na culinária, devido ao sabor agradável e diferenciado.

    Agradeço por ter dispensado seu tempo para escrever sobre o vinagre de cana (porém este é totalmente diferente de vinagres de álcool). E fico à disposição para passar maiores informações sobre os vinagres de caldo de cana para você escrever sobre.

    att;
    Eng. Ms. Michel Flach

    1. Olá Michel, boa tarde.
      Acabo de acessar este site a para minha alegria, justamente após retornar do almoço e comprar o Vinagre Vegetal – Caldo de cana-de-açucar da Flach, embalagem de 510 mi e acidez 4,2%.
      Caso possível peço a gentileza de me encaminhar o estudo que citaste na msg anterior (um estudo de uma Universidade que compara a quantidade de alguns aminoácidos, sais minerais e outros, do vinagre de caldo de cana com 03 marcas de vinagres de maçã).
      Grato desde já.

    2. Olá Michael, sou da Paraíba e meu pai já falecido plantou a vida inteira cajá de açúcar. Sempre tive vontade de desenvolver um produto da cana de acucar. Começaria de forma artesanal e creio que poderia unir essa minha homenagem ao meu pai e ser um negócio para mim.
      Porisso Se vc puder me enviar material serei muito grata.
      [email protected]

Deixe um comentário

Faça parte da Lista VIP do Super Nutrição

Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a prêmios exclusivos.