Matcha: o Chá Verde, só que diferente.

Compartilhe nas suas redes sociais:

Comprar Matcha na Melhor Loja de Produto Natural

Nesta artigo vamos aprender tudo sobre o matcha, seus benefícios e suas contraindicações com o nutricionista Henrique Lima

Os chás podem ser aliados para a saúde. Cada chá tem as suas propriedades. Um deles é o chá verde, conhecido por ter efeito antioxidante, especialmente por conter catequinas, em destaque para a epigalocatequina galato (EPGC). Mas o texto não é só sobre o matcha? Bom, o que acontece é que o chá matcha nada mais é do que o chá verde, porém há uma diferença que está na forma de cultivo. Este chá é cultivado com 90% de sombra; ou seja, os componentes de um e de outro diferem na quantidade, devido à diferença de exposição à luz. Além disso, as folhas da erva são moídas para a obtenção do matcha (pó verde); isso faz com que haja uma maior concentração de vários componentes.

A EPGC, presente no matcha, pode ajudar na redução de TNF-α (Fator de Necrose Tumoral – α), uma substância com potencial inflamatório e que pode induzir à formação de tumores.

Matcha: o Chá VerdeContraindicações do matcha

O matcha pode ser uma bebida de cunho terapêutico; mas tem maior teor de cafeína do que o chá verde; fato esse que pode ser bom ou ruim. Exemplos: para pessoas ansiosas, que sofrem de insônia, têm gastrite/úlcera, pode ser ruim; para pessoas que queiram uma bebida estimulante, aumentar o foco, termogênese, pode ser uma boa pedida. Em resumo, use somente de acordo com a prescrição e orientação de um Nutricionista, para verificar, inclusive, a melhor forma de uso (em relação à quantidade e horário).

Abaixo segue uma referência sobre o assunto:

Weiss DJ, Anderton CR. Determination of Catechins in Matcha Green Tea by
Micellar Electrokinetic Chromatography. Journal of Chromatography A, 2003.

Faça Parte da Lista VIP do Super Nutrição

Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a PRÊMIOS EXCLUSIVOS.

Mais artigos sobre chá

Chá-Verde no Excesso de Peso

2 respostas

Deixe um comentário

Faça parte da Lista VIP do Super Nutrição

Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a prêmios exclusivos.