Óleo de Coco e Óleo de Palma: Boas Opções de Uso Culinário

Compartilhe nas suas redes sociais:

Existe uma visão muito negativa em relação às gorduras. É comum existir a associação de que a ingestão de qualquer fonte alimentar, que tenha gordura, vai engordar a pessoa. No entanto, ingerir gordura é essencial; elas exercem várias funções no corpo, como a de auxiliar na absorção de determinadas vitaminas.

Nessa perspectiva, temos diversos óleos (nada mais é do que gordura, porém, por estar no estado líquido, chama-se de óleo). Dentre os óleos, aqui vai haver uma ênfase para o óleo de coco (já bem conhecido e utilizado aqui no Brasil) e o óleo de palma (muito usado como óleo de cozinha nos países da África Ocidental; mas não é distante da nossa realidade, visto que muitos produtos alimentícios industrializados o contém na composição).

O que há em comum é que ambos são fontes em gordura do tipo saturada, o que faz desses óleos boas opções para usar em preparações que precisem de temperaturas aumentadas (cocção). Inclusive, é possível encontrar no mercado, óleo culinário com a combinação: óleo de coco + óleo de palma. Em relação ao aspecto nutricional, o óleo de palma contém β-caroteno, o qual é precursor da vitamina A; fitosterois; vitamina E (antioxidante). Já o óleo de coco, por ser fonte de uma gordura de cadeia média (o TCM – Triglicerídeo de Cadeia Média), é absorvido rapidamente pelo intestino, servindo como fonte rápida de energia.

Quanto ao receio desses óleos poderem aumentar o colesterol sanguíneo… Dentre de um contexto alimentar saudável, o uso dos mesmos é seguro. Isso vale também para o controle do peso; se a ingestão das gorduras (ou óleos) se der de forma adequada, não vai engordar. Consulte seu Nutricionista.

Abaixo segue uma referência sobre o assunto:
Boateng L, et al. Coconut Oil and Palm Oil’s Role in Nutrition, Health and
National Development: A Review. Ghana Medical Journal, 2016.

Deixe um comentário

Faça parte da Lista VIP do Super Nutrição

Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a prêmios exclusivos.